11 alimentos essenciais para a saúde dos olhos

11 alimentos essenciais para a saúde dos olhos

OS ALIMENTOS BONS PARA OS OLHOS

Agora que você já sabe por quais motivos deve caprichar na hora de montar o seu prato, confira os alimentos que são mais indicados para ajudar a proteger e manter a saúde dos olhos!

1. PEIXES

Os peixes são ricos em ômega 3, ácidos graxos e vitaminas A, B, D e E. Entre os que apresentam mais nutrientes, podemos destacar o salmão, a sardinha, o atum e o bacalhau, que ajudam na boa circulação sanguínea e, por consequência, fazem com que haja mais oxigênio no organismo.

O resultado dessa oxigenação completa atinge as estruturas oculares, principalmente a retina. Além disso, esses alimentos combatem os radicais livres, ou seja, auxiliam na saúde dos olhos evitando o envelhecimento precoce das células. Por fim, para quem sofre com a síndrome do olho seco, o consumo de peixes ameniza a coceira e a vermelhidão.

2. FRUTAS E LEGUMES ALARANJADOS

Presentes em praticamente todas as dietas, as frutas e legumes contribuem para melhorar a sua visão, em especial aqueles alimentos que têm uma tonalidade alaranjada ou amarela. Isso porque eles são ricos em carotenoides.

Essas substâncias são antioxidantes e combatem o desgaste da mácula (a parte da retina responsável pela visão das cores dos objetos). Além disso, elas previnem o envelhecimento precoce de outras células. Sendo assim, introduza já em seu cardápio cenoura, tangerina, laranja, mamão papaia e maçã.

3. VERDURAS

Na hora de colocar as verduras em seu prato, dê preferência às folhas mais escuras, que apresentam uma concentração maior de luteína e vitaminas antioxidantes. O espinafre e a salsa fresca são as maiores fontes de luteína — e só perdem para a couve, que ainda tem ação anti-inflamatória e cicatrizante. O brócolis também é uma ótima opção.

4. OVOS

Ricos em zinco, um nutriente que ativa o poder foto-oxidante da luteína e da zeaxantina, os ovos também estão na lista de alimentos essenciais para a saúde dos olhos. Eles ajudam a evitar a degeneração macular (uma doença que causa cegueira) e a catarata. O indicado é o consumo de um ovo por dia, mas vale a pena ficar sempre atento aos níveis de colesterol no sangue.

5. FRUTAS VERMELHAS

Não são apenas as frutas alaranjadas que contribuem para a saúde dos olhos. Aquelas com tonalidades avermelhadas são ótimas opções para o seu cardápio e ajudam a variar os nutrientes, aproveitando escolhas de todas as estações.

Morangos, amoras, cerejas, framboesas e mirtilos, entre tantas outras, são compostas por vitamina C, antioxidantes e flavonoides. Portanto, combatem os radicais livres e contribuem na prevenção da perda de visão e da degeneração macular.

6. AZEITE DE OLIVA E ÓLEO DE LINHAÇA

O óleo de linhaça tem propriedades que fortalecem o sistema imunológico e evitam diversas doenças oculares. É rico em ômega 3, ômega 6 e ômega 9, isto é, promove a hidratação dos olhos e diminui a sensação de ardência, sensibilidade à luz e coceira — sintomas característicos do olho seco.

Já o azeite de oliva protege o globo ocular porque age contra a corrosão da mácula. Ele retarda o envelhecimento precoce por ser um antioxidante rico em ômega 3. Além disso, contém vitamina E e polifenóis, substâncias com propriedades anti-inflamatórias e que ajudam a prevenir o câncer.

7. ALHO E CEBOLA

Além de serem temperos muito saborosos, o alho e a cebola protegem a saúde dos olhos porque são fontes das vitaminas B, C e dos minerais cálcio e fósforo. Ambos têm ação antiviral e antimicrobiana, e ainda conseguem auxiliar na redução da pressão arterial.

8. ABACATE

Já falamos sobre os carotenoides, e o abacate é mais uma fruta para colocar em seu cardápio, já que ele é rico em luteína — uma substância que previne a degeneração macular e o desenvolvimento de catarata. Além disso, a fruta contém glutationa, um antioxidante que atua de forma significativa na prevenção do envelhecimento precoce e do câncer.

9. ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um dos mais importantes antioxidantes para a saúde humana. Além de prevenir a degeneração dos tecidos oculares, essa substância é fundamental para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo infecções por micro-organismos patógenos.

10. CEREAIS INTEGRAIS

Os cereais integrais estão presentes em diversos alimentos, como pães, biscoitos, bolachas e macarrão, além das farinhas destinadas ao preparo de receitas. Eles são uma importante fonte de manganês, um mineral que atua na prevenção da catarata, em função das suas propriedades antioxidantes.

11. FÍGADO

O fígado deve ser incluído em seu cardápio porque ele é rico em vitamina A, uma substância essencial para a saúde dos olhos, já que ativa a produção de uma proteína que ajuda a diferenciar o claro e o escuro, ou seja, é fundamental para a visão noturna. Além disso, o alimento previne o olho seco.

FONTE: https://retinapro.com.br/blog/saude-dos-olhos/5-alimentos-essenciais-para-a-saude-dos-olhos/