4 alimentos que prejudicam a saúde dos olhos

4 alimentos que prejudicam a saúde dos olhos

Os cuidados com a alimentação nunca estiveram tão em pauta. A cada dia surgem novas opções de alimentos que fazem bem para a saúde ou que têm propriedades específicas para cada parte do corpo. E essas recomendações não são diferentes quando falamos dos olhos. Existem aqueles alimentos que ajudam e também os que prejudicam a saúde dos olhos.

Se você se preocupa com a sua alimentação, esse texto foi feito especialmente para você. Separamos 4 alimentos que não são amigos dos olhos e devem ser consumidos com bastante parcimônia.

1. Óleos vegetais e margarina prejudicam a circulação

A margarina e os óleos vegetais são inimigos da saúde dos olhos e de todo o corpo. Apesar de parecerem naturais, eles passam por uma grande quantidade de processos químicos até que estejam prontos para o consumo. O resultado são ingredientes ricos em gorduras poli saturadas, que aumentam as chances de entupimento das veias. Isso porque esse tipo de gordura é de oxidação fácil, o que provoca mutação nas células e até inflamações nos tecidos.

2. Alimentos ricos em gorduras trans são prejudiciais para a saúde dos olhos

As gorduras trans, assim como no tópico anterior, são extremamente prejudiciais para a circulação. Como os olhos são altamente irrigados por vasos sanguíneos, as gorduras trans em excesso também prejudicam a saúde dos olhos. Elas contribuem para o aumento do colesterol. Esse quadro é extremamente arriscado para a visão, uma vez que pode diminuir a sua acuidade, torná-la turva e até mesmo provocar pequenos derrames dentro do globo ocular.

3. Açúcar, diabetes e a má visão

O diabetes é uma doença que pode ter origem genética, mas também pode ser provocada pelo consumo excessivo de açúcares. Com o tempo, o corpo passa a sentir muita dificuldade em processá-la, até que a sua digestão fique impossível. Nesses casos, não somente a dieta sofrerá os efeitos negativos, como também vários órgãos do corpo. E os olhos estão nessa lista. Para os diabéticos existem mais chances de desenvolver retinopatia, que pode provocar danos irreversíveis e até mesmo a perda da visão.

4. Bebidas alcoólicas em excesso

As bebidas alcoólicas, apesar de apreciadas por muitas pessoas, são prejudiciais aos olhos. Os problemas se iniciam a curto prazo, com a habilidade de perceber os contrastes. Principalmente quando há transição da claridade. Em médio e longo prazo, o problema afeta os músculos que controlam o foco. Dessa forma, é mais difícil de tornar a visão nítida sem o auxílio de lentes corretivas. O álcool também prejudica a visão periférica, devido a um processo de estreitamento, no qual a luz tem dificuldade para atingir o interior dos olhos.

Cuidar da saúde em geral envolve hábitos diários e também os checkups anuais. Para que a saúde dos olhos fique sempre em dia não é diferente. É preciso se alimentar bem, evitando os alimentos prejudiciais e preferindo aqueles que trazem benefícios à visão. Também é importante praticar exercícios físicos regularmente, para evitar problemas circulatórios, por exemplo. Acima de tudo, esses hábitos devem estar aliados a visitas anuais ao médico oftalmologista.

Você costuma cuidar da sua saúde corretamente? Conte nos comentários quais são seus hábitos mais saudáveis.

FONTE: https://hospitaldeolhos.net/dicas/4-alimentos-que-prejudicam-saude-dos-olhos/