5 dicas para prevenir problemas nos olhos em qualquer idade

5 dicas para prevenir problemas nos olhos em qualquer idade

Cuidar da saúde da visão é muito importante para evitar problemas que vão desde a diminuição da qualidade de vida até a cegueira. Mais do que usar os tratamentos corretos, é preciso prevenir que os problemas apareçam, em primeiro lugar.

Em qualquer que seja a idade, alguns cuidados devem ser adotados como forma de prevenir problemas nos olhos. Pensando nisso, veja a seguir cinco cuidados para colocar em prática o quanto antes.

Alimente-se corretamente para fortalecer a visão

Uma deficiência de nutrientes, como a de vitamina D, pode causar sérios problemas de visão. Nesse caso, a falta dessa vitamina pode causar degeneração macular relacionada à idade.

Por outro lado, uma alimentação rica em antioxidantes e em vitaminas garante que a visão fique protegida de maneira constante, evitando problemas em qualquer época da vida.

Por isso, tenha uma dieta equilibrada com o consumo de frutas, vegetais, legumes e verduras, além de proteínas e gorduras que sejam boas para o organismo.

Não coloque objetos estranhos nos olhos

Usar uma lente de contato que não é sua e mesmo coçar os olhos com as mãos sujas são hábitos que podem fazer com que você desenvolva problemas nos olhos, tal qual aconjuntivite.

Dependendo do objeto, ele ainda pode causar lacerações na córnea e até mesmo causar problemas mais graves. Por isso, tenha muito cuidado com a região dos olhos e evite ao máximo que objetos estranhos entrem em contato com seus olhos.

Tome cuidado com o uso de eletrônicos se quiser prevenir problemas nos olhos

Na era digital, é muito comum encontrar quem esteja sempre perto do smartphone, do computador ou mesmo da televisão. O problema é que esses aparelhos emitem uma luz diferenciada para a visão e fazem com que você pisque menos.

Como resultado, os olhos ficam mais ressecados, com menos mobilidade e mais sujeitos a infecções, cansaço visual e síndrome dos olhos secos. Por isso, use esses aparelhos com moderação e tenha hábitos saudáveis quanto ao número de piscadas.

Tome cuidado com hábitos prejudiciais

O tabagismo é um hábito que prejudica não apenas a saúde dos pulmões, mas que também pode impedir a circulação de sangue e nutrientes até a retina. Além disso, há uma degeneração mais rápida e intensa nas estruturas oculares devido aos radicais livres.

O álcool também pode ser um vilão, já que bebidas alcoólicas podem reduzir o contraste da visão, ainda que temporariamente. Além disso, pode prejudicar o nervo óptico e causar cegueira. Sendo assim, evite esses hábitos prejudiciais e busque ter uma vida mais saudável.

Visite um oftalmologista com frequência

Mesmo que nada indique que você está com algum problema de visão, o ideal é que você visite um oftalmologista pelo menos a cada seis meses. Durante as consultas, você faráexames de visão de rotina e acompanhamento, caso já tenha algum problema existente.

Isso garante que qualquer problema seja identificado muito rapidamente, o que permite que o tratamento seja mais eficaz, qualquer que ele seja.

Ao cuidar das alimentações, dos hábitos e ao fazer um acompanhamento médico de qualidade, você consegue prevenir problemas nos olhos em qualquer idade. Como resultado, há mais segurança para a visão e para a qualidade de vida.

FONTE: https://hospitaldeolhos.net/dicas/dicas-prevenir-problemas-nos-olhos/