5 motivos para ir ao oftalmologista

5 motivos para ir ao oftalmologista

Consultar um oftalmologista é tarefa somente de quem usa óculos, certo? Errado! Mesmo que você enxergue bem e não sinta nenhum desconforto, é importante que você agende consultas regularmente para verificar como anda a saúde dos seus olhos.

Neste post iremos te mostrar 5 motivos para marcar uma consulta e como saber qual o momento certo para procurar um oftalmologista.

Dificuldade para enxergar

Se você anda com dificuldade para ler, vista embaçada e tem dores de cabeça frequentemente, é importante que você procure um oftalmologista. Visão embaçada e dificuldade na definição de imagens, rostos ou leitura podem ser sintomas causados por miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Esses problemas podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes de contato e, até mesmo, por cirurgia.

Ter mais de 40 anos

Se você tem mais de 40 anos, sua visita ao oftalmologista precisa se tornar mais frequente. Nessa idade é comum o aparecimento de problemas de visão, como a famosa “vista cansada”, e a dificuldade para enxergar se torna uma queixa constante.

Também é importante a realização de exames que medem a pressão dos olhos, para identificar problemas como o glaucoma, e outros exames, como a biomicroscopia e fundo de olho, que podem identificar catarata e doenças da retina.

Diabetes ou hipertensão

Se você possui diabetes ou hipertensão, é hora de agendar sua consulta! Essas doenças causam problemas como a retinopatia diabética e hipertensiva, que evoluem lentamente e, em algumas situações, podem causar sérios danos à visão inclusive levando a cegueira.

Pessoas que possuem histórico familiar para diabetes, hipertensão, principalmente parentes de primeiro grau, também precisam ser avaliados rotineiramente pois possuem um risco aumentado de desenvolver essas doenças que são extremamente silenciosas. O diagnóstico precoce e o tratamento correto podem fazer a diferença no futuro.

Irritação ou coceira constante

Sentir coceira ou irritação nos olhos podem ser sinais iniciais de algum problema com os olhos. Esses sintomas podem estar ligados ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos (como computador, tablets e celular) além de serem sinais de olho seco ou alergia ocular. Crianças com alergia ocular que coçam muito os olhos correm um risco aumentado de desenvolver ceratocone.

Então procure um oftalmologista para avaliação do seu quadro e diagnóstico correto.

Alterações na visão

Agora, se surgirem manchas, regiões escurecidas ou dor súbita nos olhos, é importante que você procure seu oftalmologista o mais rápido possível. Esses sintomas são, geralmente, sinais de problemas como glaucoma, descolamento da retina ou possíveis alertas para os conhecidos acidentes vasculares cerebrais.

Esses são sinais que indicam uma possível consulta de emergência, que requerem cuidados imediatos para preservar sua visão.

É importante lembrar que as consultas ao oftalmologista devem ser feitas como prevenção e não somente para o tratamento de doenças.A prevenção é o segredo para não ter problemas no futuro e garantir que a sua saúde esteja sempre em dia!

FONTE: http://clinicadeolhoscurvelo.com.br/dicas/5-motivos-para-ir-ao-oftalmologista/