6 dicas de higiene ocular para você aplicar na rotina da família

6 dicas de higiene ocular para você aplicar na rotina da família

Os olhos são considerados órgãos limpos, ou seja, eles possuem um sistema de proteção que garantem a sua saúde. As sobrancelhas, cílios, pálpebras e lágrimas existem como barreiras físicas contra sujeiras que possam provocar lesões nos olhos. Toda essa proteção natural é um indicativo da sensibilidade desses órgãos.

Nesse sentido, existem algumas medidas que podem fazer parte do seu dia a dia para ajudar o seu corpo a proteger os olhos. Conheça seis dicas de higiene ocular para você aplicar na rotina da sua família.

Lavar os olhos, a higiene ocular suprema

Lavar os olhos é o primeiro hábito de higiene ocular que deve ser adotado por você e a sua família. Ele pode ser facilmente incluído da rotina pela manhã, logo após acordar. Use água corrente para lavar os cílios e as pálpebras. Se preferir, pode associar soluções específicas para essa região ou shampoos neutros.

Não leve as mãos aos olhos

Apesar de não parecer, esse também é um hábito de higiene ocular. Isso porque ele impede que as mãos levem sujeiras até os olhos. Ou seja, previne infecções oculares como a conjuntivite, por exemplo.

Use óculos escuros em ambientes externos

Os óculos escuros não são apenas uma questão de estilo. Eles funcionam como barreiras contra o vento e a poeira que as pálpebras e os cílios não conseguem combater. Certifique-se de que todos os modelos da família tenham proteção UV.

Aumente a lubrificação

O tempo seco ou a exposição prolongada à tela do computador e ao ar condicionado podem ressecar os olhos. Quando experimentar a sensação de olho seco, consulte um médico oftalmologista sobre o uso de colírios para a lubrificação artificial dos olhos por meio de colírios.

Cuide das lentes de contato com atenção

Para quem usa lentes de contato, os cuidados com a higiene ocular são ainda maiores. Isso porque diariamente será necessário levar a mãos aos olhos e posicionar as lentes. Antes de mais nada, as lentes deverão ser lavadas com solução adequada antes do armazenamento durante a noite. Na manhã seguinte, é importante lavar as mãos com água e sabão, ou álcool em gel antes de iniciar o processo.

Remova a maquiagem antes de dormir

Para que possam ser comercializados, todos os produtos cosméticos são testados para certificar que não farão mal à pele ou aos olhos. Entretanto, o recomendável é que a exposição à maquiagem não dure além do tempo necessário. Por isso, o hábito de retirar a maquiagem completamente antes de dormir deve ser incentivado o quanto antes esses produtos passarem a fazer parte da rotina. Esse é um benefício não só para os olhos, mas também para a saúde da pele do rosto.

Manter hábitos de higiene ocular é como escovar os dentes. O quanto antes forem introduzidos à rotina, melhores serão os resultados no futuro. O costume o torna um ato quase mecânico, que deverá ser repetido diariamente. Além disso, consultar um médico oftalmologista na frequência correta é fundamental para prevenir problemas de visão, ou corrigi-los antes que se tornem uma grande dor de cabeça.

Você mantém uma rotina de higiene ocular? Conte nos comentários qual desses hábitos você já tem e quais adotará a partir de agora.

FONTE: https://hospitaldeolhos.net/dicas/dicas-de-higiene-ocular-para-voce-aplicar-na-rotina-da-familia/