8 dicas para não errar na hora da higiene dos olhos

8 dicas para não errar na hora da higiene dos olhos

A higiene ocular é capaz de prevenir inflamações como alergia, terçol e blefarite, mas lavar o rosto não garante que seus olhos estejam limpos. Veja em nossa matéria como fazer corretamente a higiene ocular.

Pouca gente sabe que fazer uma correta higiene dos olhos pode diminuir o risco de inflamações oculares como: terçol, alergia ocular, olho seco, blefarite (aquela casquinha que dá na borda dos cílios), entre outras.

As pálpebras e os cílios protegem nossos olhos contra a poluição, o vento, microrganismos e outros fatores externos. Lavar o rosto não é suficiente para manter as pálpebras e cílios limpos. Existe uma forma correta e produtos específicos para fazer essa limpeza.

Informa o médico oftalmologista Dr. Hugo Hiro Ota.

A higiene dos olhos, assim como a higiene bucal e de seu corpo, deve ser feita diariamente. Existem produtos específicos para a limpeza das pálpebras e cílios, eles se apresentam em forma de lenços umedecidos, espumas e gel. E, existe também uma forma correta de realizar essa limpeza.

Veja como fazer corretamente a higiene de seus olhos, passo a passo:

1. Lavar bem as mãos

Larvar bem as mãos é a primeira ação que deve ser feita sempre que formos levá-las aos olhos. A mão leva sujeira e agentes que podem causar alergias e infecções aos nossos olhos. Lave-as bem com água corrente e sabão (Figura 1), ou álcool gel 70%.

Lavar as mãos com água e sabão ou álcool 70%
Figura 1. Lavar as mãos com água e sabão ou álcool 70%. (Fonte Pixabay)

2. Retirar óculos, lentes de contato ou tampão ocular

Antes de iniciar a limpeza das pálpebras e cílios devemos retirar óculos, lentes de contato ou tampão ocular, caso utilize. Eles irão atrapalhar a higienização e, no caso de lentes de contato, podem machucar os olhos.

3. Aplicar o produto sobre uma gaze

Se o produto utilizado for líquido, gel ou espuma, aplicar uma pequena quantidade do produto sobre uma gaze ou algodão. Prefira o algodão em disco (Figura 2), eles soltam uma quantidade menor de fibra que o algodão em bola ou outro formato.

Os produtos específicos para a limpeza dos olhos podem ser encontrados em farmácias. Além deste produtos, você pode utilizar um shampoo neutro, de preferência o infantil, que agride menos os olhos e a região dos olhos. Converse com seu oftalmologista, ele pode te ajudar nesta escolha.

Para limpar os olhos, aplicar o produto sobre a gaze, ou algodão.
Figura 2. Para limpar os olhos, aplicar o produto sobre a gaze, ou algodão. (Fonte: Pixabay)

A higiene ocular não tem restrição de idade, ela pode ser realizada de bebês a idosos. Em peles muito sensíveis, como as de bebês, utilize água morna no lugar dos produtos oftalmológicos ou shampoo neutro encontrados em farmácias.

Complementa o oftalmologista Dr. Hugo Hiro Ota.

4. Fechar os olhos e colocar a gaze sobre as pálpebras

Feche os olhos e coloque com delicadeza a gaze sobre as pálpebras e a base dos cílios. Os olhos são muito delicados e uma pressão sobre eles pode provocar lesões e doenças oculares.

Faça a higiene ocular com cuidado! É importante não deixar cair nenhum produto no interior dos olhos.

5. Passar a gaze em toda a pálpebra e raiz dos cílios

Passar a gaze suavemente em toda a pálpebra e raiz do cílios. O sentido correto dos movimentos é de cima para baixo (das pálpebras para os cílios) e do canto interno para o externo (da parte próxima ao nariz em sentido as orelhas), veja na Figura 3.

Movimentos corretos para a limpeza dos olhos.
Figura 3. Movimentos corretos para a limpeza dos olhos. (Fonte: Rede Olhos)

6. Repetir o procedimento quantas vezes for necessário

Repetir os movimentos de limpeza até que não se observe mais nenhum resíduo de sujeira nas pálpebras e cílios.

7. Utilizar outra gaze e repetir o procedimento no outro olho

Para evitar a contaminação de um olho para o outro, caso você tenha algum problema ocular, é importante utilizar uma nova gaze para repetir os procedimentos de higienização do outro olho.

Figura 4. Para evitar contaminação, usar uma gaze limpa para higienizar o outro olho. (Fonte: Rede Olhos)

8. Lavar os olhos e secar, se for necessário.

Os produtos de limpeza as vezes deixam resíduos na pela. Enxague bem os olhos com água corrente até remover todo o resíduo do produto utilizado. Após enxagar, seque os olhos, pressionando a toalha com movimentos suaves.

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

FONTE: https://www.redeolhos.com.br/conteudo/8-dicas-para-nao-errar-na-hora-da-higiene-dos-olhos

SITE: https://www.redeolhos.com.br/