A importância de crianças usarem óculos de sol de qualidade

A importância de crianças usarem óculos de sol de qualidade

“Ela não para com o óculos. Ele não sabe cuidar. Não vale a pena gastar com óculos de sol para uma criança.  Ela só brinca, vou deixar ela  usar esse “da banquinha mesmo”.” Essas são algumas das “desculpas” dadas por quem não quer comprar um óculos de sol infantil de qualidade. Mas é mesmo necessário que crianças usem óculos de sol? Os olhos das crianças, assim como dos adultos, sofrem e muito com a ação nociva dos raios solares. Prevenir desde cedo é fundamental. 

Não existe uma idade mínima para se começar a usar óculos de sol. A partir do momento que a criança é exposta a luz solar, o uso de óculos de sol, assim como chapéu e protetor solar passa a ser fundamental para o cuidado da saúde da criança. Prevenindo contra a radiação, que pode causar sérios problemas futuros, fragmentos de poeira e outros resíduos que são levados pelo vendo também podem causar irritações oculares.

Como crianças normalmente são agitadas, pode parecer que elas não usariam o óculos. Mas, na maioria dos casos, assim como os adultos, o que falta é simplesmente “o hábito”. O ideal é acostumar a criança com o novo acessório, incentivando e não forçando, mostrando que usar óculos de sol é legal. Uma dica muito interessante para ajudar a  uma criança a usar óculos de sol é  a criança usar modelos parecidos com os dos pais.  Muitas marcas utilizam personagens que fazem com que as crianças desejem usar o óculos, como a Disney com os óculos dos Carros e das Princesas.

A maioria dos óculos infantis são fabricados em acetato, um material resistente e confortável, ou com lentes em policarbonato, material este que é inquebrável, trazendo assim maior conforto e segurança para os pequenos. Na ótica Globo temos modelos infantis de qualidade a partir de 68,00 reais.

O mais assustador é ver crianças usando óculos sem proteção contra raios solares, esses vendidos em barraquinhas e vendedores ambulantes. Caso não seja possível estar comprando um óculos original, de procedência em uma ótica especializada, o ideal é deixar a criança sem o óculos. Por que? Por que o próprio corpo da criança fará o possível para se defender. Quando estamos no escuro, nossa pupila se dilata e facilita a entrada da luz. A mesma coisa acontece quando utilizamos óculos de sol com lentes escuras: nossas pupilas se dilatam, entra mais luz e radiação, e se os óculos não possuírem proteção adequada, acabamos sabotando a defesa do nosso organismo e danificamos  mais a visão do que se estivéssemos sem óculos.

Texto e produção: Thassio Stevanelli

Modelos: Laura Castilho Glowaski e Miguel Sanches da Silva

FONTE: https://www.oticaglobo.com/NoticiasView_20/A-Importancia-De-Criancas-Usarem-Oculos-De-Sol-De-Qualidade.html