Alimentos que preservam a saúde dos seus olhos

Alimentos que preservam a saúde dos seus olhos

Você já deve ter ouvido falar que a alimentação é a melhor forma de prevenir e até mesmo combater certa doenças e condições, melhorar o funcionamento geral do corpo, proporcionar mais bem estar e qualidade de vida. Quando se fala em cuidar dos olhos, não se trata apenas de manter uma rotina regular de consulta ao oftamologista, mas de manter também uma dieta balanceada com alimentos que preservem a saúde dos seus olhos. Você sabe quais são esses alimentos que são amigos dos olhos? Veja a lista abaixo!

1 – Ovo

O ovo já foi tido muito tempo como inimigo pelo fator colesterol, mas já ha algum tempo que o ovo deixou de ser fatal e passou a ser uma saudável fonte de proteína para o corpo. No que se refere à saúde dos olhos, o ovo é indicado por ser fonte de luteína e zeaxantina, auxiliares na prevenção da evolução da degeneração macular. Prefira preparar cozido ou pochè, que são mais saudáveis do que a versão frita.

2 – Laranja

A laranja é uma fruta cítrica conhecida pelas grandes quantidades de vitamina C que ajudam a reforçar a imunidade e prevenir doenças, mas muitos se esquecem que ela é rica em carotenoides, nutrientes aliados da saúde ocular, pois previnem a cegueira noturna. Consuma a fruta pura ou em sucos naturais sem adoçar para se beneficiar ao máximo de suas propriedades.

3 – Salmão, sardinha e atum

Alguns peixes frescos como salmão, sardinha e atum fornecem excelentes quantidades de ômega 3 e antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres que prejudicam a visão. Pode ser preparado grelhado para uma receita mais leve e saudável.

4 – Cenoura

Assim como a laranja, a cenoura é rica em carotenoides, assim como outros alimentos de coloração alaranjadas como mamão e abóbora. Esses alimentos são ricos em betacaroteno e vitamina A, que protegem a retina dos olhos e evitam a cegueira noturna causada por deficiência de vitamina A. Consuma crua em saladas.

5- Linhaça

Essa semente se tornou aliada de muitas pessoas para aumentar a quantidade de fibras, mas também pode ser aliado dos olhos, principalmente para tratar o olho seco devido às suas fontes de vitamina E e ômegas 3, 6 e 9. Salpique em saladas de frutas, vitaminas, sucos e saladas.

6 – Azeite de oliva

Fonte saudável de ômega 3, vitamina E e polifenois, o azeite pode ajudar a prevenir degeneração macular. Escolha um azeite de oliva extra-virgem e consuma regado em saladas ou outros alimentos, evite levar a altas temperaturas para não interferir nas suas propriedades.

7 – Alho e cebola

Esses alimentos melhoram a circulação sanguínea e ajudam a controlar o colesterol, aumentando a quantidade de sangue que irriga os olhos. Além disso, previnem pressão alta e diabetes que podem levar a glaucoma ou catarata. Utilize para temperar e refogar os alimentos.

E então, que tal inserir esses alimentos na sua dieta? Eles irão manter a saúde dos seus olhos em dia!

FONTE: https://medicosdeolhos.com.br/alimentos-que-fazem-bem-para-a-saude-dos-olhos/