Brincadeira ao ar livre melhora a visão das crianças

Brincadeira ao ar livre melhora a visão das crianças

Prevenção Ocular

Escrito por Dr. Arthur Schaefer

Passar tempo ao ar livre oferece benefícios importantes para crianças de todas as idades. Sabemos que correr, caminhar, pular e saltar são exercícios aeróbicos necessários aos jovens, pois ajuda a evitar a obesidade infantil e fortalece as amizades.

Embora os benefícios físicos e sociais do tempo ao ar livre estejam bem documentados, os efeitos do brincar ao ar livre na visão não foram tão bem examinados até recentemente.

Estudos mostram que brincar ao ar livre pode ajudar sua criança a evitar miopia ou diminuir sua progressão.

O que é a miopia

A miopia é um erro de refração que ocorre quando o olho se alonga no sentido anteroposterior.

Quando isso ocorre, os raios de luz não são mais focalizados diretamente na retina, mas aparecem à frente dela. Como resultado, objetos próximos ainda parecem perfeitamente claros, mas objetos distantes ficam embaçados.  

Embora a miopia seja muitas vezes herdada, as crianças que passam muito tempo concentradas em objetos próximos podem ter maior probabilidade de desenvolver a doença.  

As crianças que têm miopia frequentemente piscam quando lêem, não conseguem ver claramente o quadro-negro ou a lousa na escola, têm dificuldade em ver objetos à distância, desenvolvem dores de cabeça frequentes ou reclamam que seus olhos doem.  

Óculos e lentes de contato serão necessários para melhorar a visão de seu filho, mas pode ser possível evitar a miopia simplesmente aumentando a quantidade de tempo que ele passa ao ar livre.

Miopia x Brincadeiras ao ar livre

Estudos de pesquisa encontram uma ligação entre miopia e brincadeiras ao ar livre.

As crianças de Taiwan que passaram algum tempo ao ar livre durante o recesso tiveram menor probabilidade de desenvolver miopia do que as de uma escola vizinha que ficaram em casa.

Os pesquisadores também descobriram que a miopia não progrediu tão rapidamente em crianças que já eram míopes e que brincavam ao ar livre com mais frequência.

Pesquisadores britânicos descobriram que as crianças que tinham miopia gastavam 3,7 horas a menos ao ar livre do que as crianças que não tinham problemas de visão.

Um estudo similar em Sydney, na Austrália, acompanhou mais de 1.000 crianças de 6 e 12 anos de idade por dois anos. Não surpreendentemente, as crianças que passaram mais tempo ao ar livre eram menos propensas a desenvolver miopia até o final do estudo.

Aqueles que passaram mais tempo lendo e outras atividades que exigiam visão de perto e também passaram mais tempo em ambientes fechados tiveram uma taxa maior de miopia.  

Pesquisadores dinamarqueses mediram o comprimento dos olhos em outro estudo que analisou como a quantidade de luz do dia afetou crianças míopes. O estudo, publicado na edição de maio de 2013 da Ophthalmology, observou que o alongamento dos olhos e a progressão da miopia foram piores durante os dias mais curtos de inverno.  

As crianças envolvidas nos estudos não participaram de nenhuma atividade organizada durante o tempo que passaram fora. Se eles simplesmente sentaram em um balanço, jogaram uma bola ou qualquer outra atividade, os benefícios eram os mesmos.

Os pesquisadores não sabem ao certo por que passar tempo ao ar livre reduz a incidência de miopia. Eles teorizam que as crianças podem se beneficiar observando objetos distantes enquanto estão ao ar livre, em vez de se concentrar em objetos próximos ou que os efeitos da luz ultravioleta podem desempenhar um importante papel.  

As crianças de hoje têm menos probabilidade de passar o tempo ao ar livre devido à disponibilidade de eletrônicos como videogames, smartphones, tablets e outros dispositivos digitais.

Lembrá-los de  que existe vida sem suas telas digitais e aproveitar o tempo ao ar livre pode diminuir a chance de precisarem de óculos. Se eles já são míopes, a miopia pode não progredir tão rapidamente se eles passarem algum tempo fora de casa todos os dias.

Seu filho recebeu um exame de visão ultimamente?

Diagnosticar e corrigir a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e outros erros de refração podem ajudar seu filho a evitar a fadiga ocular, dores de cabeça e outros problemas relacionados à visão deficiente.

FONTE: http://www.schaefer.com.br/2016-04-08-15-13-56/prevencao-ocular-2/128-brincadeira-ao-ar-livre-melhora-a-visao-das-criancas.html