Como prevenir o desenvolvimento de catarata

Como prevenir o desenvolvimento de catarata

Escrito em parceria com Equipe wikiHow 

Você provavelmente já viu alguém com catarata na vida. Trata-se de uma doença em que o cristalino do olho fica opaco e que afeta cerca de 90% das pessoas com mais de 65 anos de idade.[1] A catarata bloqueia o processamento da luz pela retina, causando perda de visão gradual e incolor; a pessoa muitas vezes demora a perceber o que realmente está ocorrendo. A doença é a principal causa da cegueira no mundo hoje[2], portanto, informe-se para prevenir e tratar a catarata.

Parte1Protegendo e cuidando dos olhos

  1. Proteja os olhos do sol. 
  2. Utilize óculos de sol e chapéus ao sair de casa, dando preferência para óculos polarizados que reduzem o esforço da visão do brilho. Procure também modelos com proteção contra raios UVA e UVB[3], os raios causadores da catarata; os raios UVB são também os principais causadores da degeneração macular.[4] Evite ao máximo sair na rua entre 11 horas e 15 horas.[5]
    • É necessário proteger os olhos de tratamentos com radiação (como os utilizados no tratamento de câncer). Utilize óculos ou outros métodos de proteção recomendados pelo médico.[6]
  3. Proteja os olhos das telas. Sente-se a um mínimo de 30 cm de distância do computador ou da televisão para evitar a radiação. Por mais que nenhum estudo tenha relacionado com sucesso as telas com a catarata, é uma boa ideia se distanciar delas e limitar o uso para uma melhora geral da visão.[7][8]
    • Reduza a luz prejudicial fechando as cortinas. Ajuste o monitor do computador para que o brilho dele esteja no máximo quando ele estiver em um ângulo de 90°. Não esqueça de ajustar também as configurações de brilho e contraste para reduzir o esforço da vista.[9]
    • Siga o método 20-5-20. A cada 20 minutos, olhe para longe da tela para um objeto a cinco metros de você por 20 segundos. Caso não consiga se lembrar disso, configure um alarme no celular.[10]
  4. Saiba quando consultar um médico. Por ser impossível ver a catarata a olho nu, é importante realizar exames frequentes a partir dos 40 anos de idade. Faça exames bienais caso você tenha entre 18 de 60 anos e não esteja em nenhum grupo de risco. Caso esteja em um grupo de risco, faça exames anuais.[11]
    • Caso você tenha mais de 61 anos e não apresente riscos, faça exames anuais.[12]
  5. Evite fumar e beber. O tabagismo dificulta a recuperação do organismo por conta da liberação de radicais livres. Quanto maior a concentração de tais substâncias no corpo, mais células são danificadas e maiores são as chances do desenvolvimento de catarata.[13] Evite também tomar mais de uma dose de bebida alcoólica por dia, pois o álcool prejudica a estabilidade de cálcio no cristalino do olho.
    • O álcool modifica a interação das proteínas do olho, o que aumenta o risco de danos à membrana.[14]
  6. Coma legumes folhosos e escuros. Por conterem antioxidantes, estes ajudam a prevenir a catarata. Diversos estudos comprovaram a eficácia dos antioxidantes como a luteína e a zeaxantina (encontradas naturalmente na retina e no cristalino) contra a formação da catarata. Além disso, os antioxidantes absorvem a luz e os raios UV. Ao optar por suplementos, tente consumir mais de 6 mg de luteína e zeaxantina ao dia. As boas fontes e antioxidantes incluem:[15][16]
    • Couve-de-folhas.
    • Espinafre.
    • Couve galega.
    • Nabo.
    • Taraxacum.
    • Folha de mostarda.
    • Beterraba.
    • Chicória vermelha.
    • Abóbora.
  7. Consuma mais vitamina C para melhorar a saúde dos olhos e prevenir a formação da catarata. Diversos estudos médicos recomendam a obtenção da vitamina através da alimentação e não de suplementos.[17] Por mais que os suplementos possam ser eficazes, seria preciso consumi-los por cerca de dez anos antes de notar os benefícios da saúde.[18] Ao optar por um suplemento, siga a dosagem recomendada (90 mg para homens, 75 mg para mulheres e 35 mg para fumantes). Caso opte pela alimentação, coma:[19]
    • Cantalupo.
    • Couve-flor.
    • Uva.
    • Lichia.
    • Abóbora.
    • Brócolis.
    • Goiaba.
    • Pimentão.
    • Laranja.
    • Morango.
  8. Consuma vitamina E. Por ser rica em antioxidantes, a vitamina E ajuda a proteger os olhos dos danos causados pelos raios UV. Ela pode ser encontrada em frutas e legumes de diversas cores. A variedade de cores inclui fitoquímicos que ajudam a manter a boa saúde. Caso prefira suplementos, siga a dosagem recomendada diária de 22 UI para homens e 33 UI para mulheres. Ao optar por obter a vitamina através da alimentação, coma:[20]
    • Espinafre.
    • Amêndoa.
    • Semente de girassol.
    • Germe do trigo.
    • Pasta de amendoim.
    • Couve galega.
    • Abacate.
    • Manga.
    • Avelã.
    • Acelga.
  9. Pratique exercícios regulares. Divida 150 minutos semanais de atividades físicas em blocos de tempo de acordo com o tempo livre para manter-se saudável.[21][22] As atividades moderadas são capazes de reduzir os riscos de catarata[23], mas estudos médicos informam que quanto mais vigorosa a atividade, maior é a redução dos riscos.[24]