Conheça 3 hábitos que prejudicam a sua visão sem você saber

Conheça 3 hábitos que prejudicam a sua visão sem você saber

A visão é um dos sentidos mais importantes na vida de qualquer pessoa. Ao mesmo tempo, os olhos são estruturas complexas e delicadas, que exigem cuidados específicos para que sempre funcionem da maneira esperada.

Porém, no meio do caminho surgem hábitos que prejudicam a sua visão — muitos deles causam prejuízos sem você nem notar. Para evitar problemas e comprometimentos no futuro, é fundamental reconhecê-los para evitá-los.

Por isso, veja a seguir 4 atitudes que colocam a saúde ocular em risco e entenda o efeito de cada uma.

1. Ter um estilo de vida ruim é um dos hábitos que prejudicam a sua visão

Pode não parecer, mas entre as ações prejudiciais para os olhos estão aquelas ligadas ao seu estilo de vida. Dependendo do caso, os efeitos podem ser muito intensos e um deles diz respeito à alimentação.

Comer muitas gorduras e sódio aumenta a chance de hipertensão, o que pode levar a um quadro de retinopatia hipertensiva. A hipertensão arterial também é um fator de risco para o glaucoma e, associando-a a outros elementos, pode desencadear a doença.

O elevado consumo de açúcares, por sua vez, pode gerar um quadro de diabetes. Com isso, as chances de sofrer com retinopatia diabética se elevam. Não praticar exercícios físicos eleva as chances de obesidade, o que também amplia a possibilidade de ocorrer diabetes e esse quadro, por consequência.

O tabagismo é outro hábito prejudicial para a saúde ocular, aumentando os riscos de desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

2. Descuidar da higiene pode trazer sérias consequências.

Outro entre os hábitos que prejudicam a sua visão, mesmo sem que você note, é a falta de higiene. A região ocular é muito delicada e a entrada de qualquer microrganismo nessa área pode desencadear infecções e, até mesmo, problemas mais graves.

O caso clássico do problema quanto à higiene é tocar nos olhos com as mãos sujas. Quando você encosta em objetos sujos e, depois, toca na área, está carregando agentes prejudiciais para o olho.

Os demais exemplos de hábitos do tipo incluem ficar muito tempo com as lentes de contato, não higienizá-las corretamente e compartilhar certos objetos de uso pessoal, como óculos ou maquiagem.

E, por falar nisso, as mulheres precisam se atentar ao fato que dormir de maquiagem é prejudicial não apenas para a pele, mas também para a saúde dos olhos, já que aumenta os riscos de lesões.

3. Não ir ao oftalmologista com frequência é mais um elemento

Ir ao oftalmologista é tão importante quanto visitar o cardiologista com frequência ou o clínico geral para fazer um check-up da saúde.

É esse especialista que fará os exames necessários para cuidar da saúde dos olhos, identificando problemas logo no começo e dando o melhor tratamento a cada caso.

Porém, é muito comum que as pessoas tenham por hábito só visitar esse médico quando algo já está errado — como ao surgir uma coceira muito incômoda ou ao haver dificuldade para enxergar.

Isso prejudica a saúde ocular porque, primeiramente, impede que diagnósticos sejam feitos com muita antecedência. Além disso, aumentam as chances de que você se automedique, o que é muito perigoso.

Ao reconhecer esses hábitos que prejudicam a sua visão, é mais fácil agir para evitá-los e, assim, conseguir proteger esse sentido tão importante. Dê mais atenção à saúde de seus olhos e aja para cuidar sempre do funcionamento dessas estruturas.

Você tem algum desses hábitos que prejudicam a sua visão? Use o espaço dos comentários abaixo e compartilhe as suas experiências.Search for:

O Grupo HOSP possui atendimento 24 horas e 7 dias por semana. A saúde é nosso foco.

FONTE: https://hospitaldeolhos.net/dicas/conheca-3-habitos-que-prejudicam-sua-visao-sem-voce-saber/