Dicas para proteger a visão e manter a saúde dos olhos

Dicas para proteger a visão e manter a saúde dos olhos

 Dicas para proteger a visão e manter a saúde dos olhos

Uma boa saúde ocular baseia-se em uma alimentação equilibrada, na prática de exercícios físicos e em medidas preventivas. Exames preventivos podem ser realizados já nos recém-nascidos. O “teste do olhinho” permite avaliar as condições dos olhos do bebê de maneira confortável e não desgastante.

Quando criança, deve-se acompanhar o desenvolvimento da visão, pois é até os 10 anos de idade que as crianças “aprendem” a enxergar. Em condições inadequadas, a visão da criança pode ficar enfraquecida e os olhos sofrerem desvios, estrabismo. Caso as crianças se queixem de dores de cabeça ou mal-estar ao ler, ou ainda enruguem a testa para enxergar é recomendado consultar um especialista.

Da adolescência à fase adulta, o uso contínuo de smartphones e computadores faz com que pisquemos menos, deixando os olhos mais secos. Recomendam-se pausas de 1 a 5 minutos a cada 1 hora de uso de computador, celular, tablet ou televisão. Os sintomas mais comuns da exposição excessiva são:

  • Olhos vermelhos ou irritados;
  • Olhos secos;
  • Coceira nos olhos;
  • Sensação de “areia” nos olhos;
  • Olhos cansados.

A partir dos 40 anos, as visitas ao oftalmologista precisam ser mais frequentes. Exames simples, como medir a pressão dos olhos, podem identificar possíveis doenças como o glaucoma, que é causado pela pressão ocular alta.

Alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável, com refeições ricas em nutrientes, pode ajuda a manter a saúde dos olhos e diminuir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e hipertensão, que podem levar à ocorrência de doenças oculares. O diabetes aumenta o risco de glaucoma e catarata (lesão que torna a visão embaçada). Uma dieta rica em ômega-3, luteína, zinco e nas vitaminas C e E pode reduzir os danos oculares causados pela idade.

Fumo

Estudos recentes indicam que o hábito de fumar aumenta o risco de catarata.

Óculos de sol

É importante escolher óculos que protejam de 99 a 100% contra os raios ultravioleta, UVA e UVB. A falta de proteção ocular contra esses raios aumenta o risco de desenvolvimento de catarata e outras complicações. É comum que pessoas com miopia também apresentem sensibilidade à luz, conhecida como fotofobia. Usar óculos de sol ajuda a proteger os olhos e reduz o desconforto gerado pela fotofobia.

FONTE: https://receitadevida.com.br/vida-saudavel/dicas-para-proteger-a-visao-e-manter-a-saude-dos-olhos/