Dicas para quem usa lente de contato no dia a dia

Dicas para quem usa lente de contato no dia a dia

por Eu Sem Fronteiras

Cada vez mais, as lentes de contato ganham espaço, tornando-se a alternativa preferida da maioria das pessoas que possuem algum problema na visão.

Elas são consideradas um recurso importante para correção de diversos problemas, como hipermetropia, miopia, vista cansada ou astigmatismo. Além disso, as lentes de contato possuem funções terapêuticas em tratamentos realizados depois de procedimentos cirúrgicos e no tratamento de algumas doenças oculares.

No entanto, para que a saúde dos olhos esteja sempre em dia é preciso tomar alguns cuidados específicos, como fazer uma higienização correta das mãos durante o tempo de manuseio, não dormir com as lentes e sempre ficar de olho no prazo de validade das mesmas. Esse cuidado é importante porque elas podem sofrer interferências biológicas e ambientais, como a lágrima e a poluição, fazendo com que os usuários desenvolvam em casos mais simples, infecções, e em casos mais graves, problemas que podem colocar em risco a visão.

Siga as dicas abaixo e fique livre de futuros problemas:

  • Higienização

As lentes devem ser limpas antes e também depois de serem utilizadas. Esse simples cuidado evita que bactérias e organismos estranhos tenham contato com seus olhos, o que pode fazer com que você desenvolva infecções e problemas mais sérios de visão.

Nunca se esqueça também de fazer uma completa higienização das mãos, utilizando sabão e água.

Antes de iniciar o processo de limpeza das lentes, o ralo da pia deve ser fechado para evitar acidentes. Depois disso, ponha na palma da mão a lente, pingue algumas gotas da solução própria para isso e pressione de maneira leve com os dedos, para eliminar qualquer tipo de resíduo na sua superfície.

Nunca reutilize a solução para fazer a limpeza das lentes de contato. A cada armazenamento, utilize uma nova porção em seu estojo.

  • Higienização do estojo

Assim como as mãos e as lentes, o próprio estojo do produto deve ser limpo para evitar o risco de infecções. Não utilize água e nem soro fisiológico. Opte por utilizar a mesma solução de limpeza para as lentes. Em seguida, deixe que ele seque no ar e nunca utilize toalhas ou papéis.

Também é importante trocar o estojo de três em três meses, já que com o passar do tempo, eles também se transformam em um grande meio de contaminação.

  • Substâncias corretas para limpeza

Era muito comum, em um passado não muito distante, utilizarmos água e soro fisiológico para realizarmos a limpeza das lentes de contato e de nosso estojo. O ideal é que para esse procedimento, seja utilizado uma solução multipropósito.

Procure o seu oftalmologista para que ele possa lhe indicar o melhor tipo de solução para a sua lente e o seu estilo de vida.

  • Utilização correta

Os oftalmologistas concordam que as lentes não devem ser utilizadas por mais de 10 ou 12 horas. Isso porque, elas podem acabar interferindo duramente na lubrificação dos nossos olhos. Por isso, a fim de prevenir irritações, o indicado é retirá-las na hora de dormir.

Já para quem faz uso de maquiagem, uma boa dica é retirar as lentes antes de passar o removedor do mesmo e colocá-las antes da aplicação. Sua validade pode ser comprometida se entrar em contato com outros produtos ou substâncias.

Essa recomendação também vale para a piscina e para o mar. Esses ambientes podem fazer com que as lentes entrem em contato com bactérias e organismos que estão misturados com a água. Além disso, existe um grande risco de perdê-las.

  • Quando é a hora certa de trocá-las?

Cada marca e cada tipo de lente possui um tempo de vida. Quando o prazo de validade vence, usar as lentes de contato pode causar sérios danos à saúde dos nossos olhos.

FONTE: https://www.eusemfronteiras.com.br/dicas-para-quem-usa-lente-de-contato-no-dia-dia/