Por que não lavar os olhos com camomila?

Por que não lavar os olhos com camomila?

por Dr. Juan Jose Boveda Zaldua. Oftalmologista 

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibacterianas, a camomila é um dos remédios caseiros mais utilizados desde os tempos antigos. Atualmente, existem poucas pessoas que realizam banhos de camomila para tratar doenças oftalmológicas, como conjuntivite, The pedrasolhos inchados y olhos vermelhos Mas você já se perguntou se é bom fazer isso?

A verdade é que, apesar dos muitos benefícios medicinais desta planta, não é recomendado lavar os olhos com camomila, como esta parte do corpo humano é muito delicada e é preferível usar produtos feitos especificamente para uso oftalmológico. Em Área Avançada de Oftalmologia nós explicamos abaixo porque não é recomendado lavar os olhos com camomila.

Por que não limpar os olhos com camomila?

Por que a camomila é usada para limpar os olhos?

Camomila para o conjuntivite, camomila para dor de estômago, camomila para os nervos e camomila para náuseas, a verdade é que existem pessoas que acreditam que uma infusão de camomila é a solução para todos os problemas. E não é assim.

A camomila tem propriedades medicinais poderosas que nos ajudam a combater o mal-estar do estômago de indigestão ou a acalmar a náusea produzida por um vírus, porque o seu efeito analgésico e anti-inflamatório ajuda a dissipar a dor.

Os benefícios da camomila levaram a sociedade a usar esta planta medicinal para todos os tipos de doenças ou desconforto, e a verdade é que nem tudo é resolvido com camomila. TampÉ o mesmo para beber uma xícara de camomila do que usar esta planta topicamente.

Dito isso, por que a camomila é usada para limpar os olhos? Porque a planta tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que se acredita que ajudem a tratar inflamações e infecções causadas por conjuntivites e outras condições oculares. No entanto, como mencionamos anteriormente, O efeito de tomar camomila não é o mesmo que o obtido quando se utiliza topicamente.

Por que não é bom usar camomila para lavar os olhos?

A camomila tem propriedades anti-inflamatórias e sedativas graças ao seu conteúdo em camazulene e alfa-bisabolol. No entanto, o efeito destes compostos quando se utiliza camomila topicamente é quase nulo.

Como se isso não bastasse, é importante ressaltar aspectos fundamentais na limpeza e no atendimento oftalmológico. Os olhos são uma das partes mais delicadas do corpo humano, são uma espécie de janela que devemos proteger das bactérias, vírus e outros patógenos que possam afetá-los. Por esta razão, recomenda-se apenas para tratar as condições dos olhos com produtos estéreis.

Camomila não é um medicamento,ampoco é estéril e muito menos é antibiótico. Suponha que ponhamos um envelope de camomila sobre um olho com conjuntivite que tenha excesso de secreção. Além das bactérias presentes na secreção, estaríamos adicionando possíveis patógenos que podem estar presentes no envelope ou na própria planta, o que pode piorar consideravelmente a saúde dos olhos.

No entanto, lembre-se que a conjuntivite produz excesso de legañas, lágrimas e secreção, a tudo isso devemos adicionar a umidade e o líquido da infusão de camomila. Como resultado, a única coisa que obteremos será agravar secreções e agravar o espancamento da pálpebras. Antes de usar camomila nos olhos, é importante ter em mente:

  • A camomila não é um produto estéril, portanto, pode ter bactérias.
  • Embora a infusão de camomila seja preparada com água fervente, eles podem permanecer no balde de patógenos ou na água que pode infectar os olhos.
  • A quantidade exata de água e camomila que deve ser usada para lavar os olhos não é determinada.ampoco a temperatura certa para realizar esta lição de casa.
  • Não foi provado que o uso tópico da camomila ofereça os mesmos efeitos que o consumo oral.

Em conclusão, a camomila é um excelente remédio natural para tratar certas condições, mas seu uso não é recomendado para lavar os olhos. No caso de apresentar algum problema oftalmológico é necessário ir ao médico e seguir as indicações à risca, já que o cuidado dos olhos é muito mais delicado que o de outras partes do corpo.

Como limpar os olhos?

Como limpar os olhos

Nas farmácias existem muitos medicamentos vendidos sem receita médica para o tratamento oftalmológico de condições infecciosas, como a conjuntivite. Você também pode encontrar colírio e lágrimas artificiais para limpar os olhos e tratar condições menores, como olho seco, inflamação, queimação ou vermelhidão.

No caso de ter a necessidade de limpar os olhos para conjuntivite, é importante optar por uma opção estéril, como o uso de gaze e soro fisiológico. Também tenha em mente que as gazes são usadas apenas uma vez e que, quando são removidas de suas embalagens, não são mais estéreis.

O oftalmologista deve ser supervisionado por um oftalmologista, portanto, ao apresentar sintomas de infecção, corrimento ou excesso de lágrimas, é importante consultar o médico para uma revisão. Lembre-se de que os olhos são uma parte muito delicada do corpo e devem ser tratados corretamente para preservar sua saúde.

FONTE: https://areaoftalmologica.com/pt/blog/sa%C3%BAde-ocular/lavar-os-olhos-com-camomila/

SITE: https://areaoftalmologica.com/