POSSO USAR LENTE DE CONTATO COM CONJUNTIVITE?

POSSO USAR LENTE DE CONTATO COM CONJUNTIVITE?

Coceira, dificuldade de abrir os olhos, secreção e inchaço — esses são alguns dos sintomas da conjuntivite. Essa inflamação aparece do nada e, em algumas horas, toma conta dos seus olhos, obrigando-o a dar uma pausa nas suas atividades diárias. Essa doença ainda é pouco compreendida e muita gente tem dúvidas se pode usar lente com conjuntivite.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre essa inflamação e tirar suas dúvidas sobre o que fazer com as lentes de contato, caso a doença apareça. Boa leitura!

O QUE É CONJUNTIVITE?

A conjuntivite é a inflamação/infecção na conjuntiva, membrana que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. Essa doença é típica dos dias secos e pode ser causada por bactérias, fungos, vírus ou ser de origem alérgica.

Com exceção da última, as outras são altamente contagiosas. Geralmente, a condição se inicia em um dos olhos e compromete o outro em seguida. A contaminação ocorre por contato com o doente ou pelo compartilhamento de objetos — é de extrema importância procurar um médico para ter o diagnóstico correto e evitar que outros peguem a doença.

Os sintomas da conjuntivite são:

  • coceira;
  • olhos vermelhos;
  • secreção e lacrimação;
  • visão embaçada;
  • inchaço e dor na pálpebra;
  • sensação de areia nos olhos;
  • intolerância à luz.

A falta de informação e a automedicação dificultam o tratamento da conjuntivite. Grande parte da população, ao notar os olhos vermelhos, faz uso de colírios sem a orientação médica, no entanto, a doença pode ser de origem bacteriana, sendo necessário o uso de antibióticos e não apenas do colírio.

Quem faz uso de lentes de contato deve ficar atento e, em caso de irritação ocular, procurar um oftalmologista para o tratamento adequado.

DÁ PARA USAR LENTE COM CONJUNTIVITE?

Não, quem usa lente de contato deve retirá-la assim que notar qualquer sintoma da doença. Além de os seus olhos ficarem muito irritados, existe o risco de infectar as lentes, portanto, o uso deve ser suspenso até a liberação do seu médico.

Usar lente com conjuntivite pode piorar sua situação, então, a dica é deixá-la de lado por, no mínimo, quinze dias e, durante o período, substituí-la pelos óculos de grau até que a inflamação seja curada.

QUAIS OS CUIDADOS COM AS LENTES APÓS O APARECIMENTO DOS SINTOMAS?

Se você fizer uso de lentes gelatinosas, descartáveis ou anuais, a notícia ruim é que terá que jogá-las fora, caso sua conjuntivite tenha sido de origem bacteriana ou viral, porque ambas são muito contagiosas. Para evitar uma reinfecção, é necessário descartar tanto as lentes quanto o estojo em que elas foram armazenadas.

No entanto, se você usa lentes rígidas, elas podem ser reaproveitadas, porém, devem passar por um processo de assepsia durante alguns dias para destruir qualquer patógeno. É essencial ter esses cuidados com as lentes para evitar que a doença retorne e, mais importante, seguir as orientações do seu oftalmologista e só voltar a utilizá-las quando ele autorizar..

Fique atento a qualquer sintoma que apareça e lembre-se de nunca usar lente com conjuntivite — essa prática pode piorar sua infecção e contaminá-la. Se você usa lentes de contato, deve redobrar sua atenção e sempre ir ao médico para tirar qualquer dúvida, afinal, seus olhos merecem esse cuidado.

FONTE: https://blog.e-lens.com.br /usar-lente-com-conjuntivite/

SITE: https://blog.e-lens.com.br