Saiba como prevenir e tratar a catarata

Saiba como prevenir e tratar a catarata

Responsável por pouco menos da metade de todos os casos de cegueira do mundo e principal causa da condição no Brasil e na América Latina, a catarata é uma doença que tem tratamento.

A catarata ocorre no cristalino, uma lente transparente que temos em nosso olho e que é responsável pelo foco da visão. Conforme a doença avança, o cristalino fica mais rígido e opaco, o que dificulta a distinção de formas e cores, e, em casos mais graves, leva à cegueira definitiva.

Entre as principais causas da doença estão a longa exposição a raios ultravioleta, doenças, como diabetes e hipertensão, e predisposição genética. O uso de constante de certas drogas, como corticosteróides, e a deficiência de iodo também podem causar catarata. Além disso, a incidência da doença pode aumentar conforme os anos passam.

O tratamento mais eficaz para a catarata é a cirurgia, que consiste em uma pequena incisão na córnea, membrana que reveste o olho, para remover o cristalino rígido e inserir uma lente artificial na mesma cavidade. Na maioria dos casos, é utilizada anestesia local e o paciente é liberado no mesmo dia.

No Brasil, é muito comum acontecer o mutirão da catarata, que é promovido regularmente por todo o país. Nele, os oftalmologistas avaliam os pacientes e, se necessário, operam aqueles que estão com a doença.

Se você tem mais de 60 anos e percebe que sua visão está piorando, consulte um oftalmologista. Tratar a catarata é simples e, uma vez que o olho é operado, a doença não volta.

Fonte: http://asaudeclinicamedica.com.br/saiba-como-prevenir-e-tratar-a-catarata/