Saiba como proceder em caso de alergia nos olhos

Saiba como proceder em caso de alergia nos olhos

ssim como o sistema respiratório, os olhos também podem manifestar reações alérgicas à poeira, ao ácaro, ao mofo e a partículas químicas presentes no ambiente. Outra causa comum de irritação ocular é a dermatite de contato, que atinge as pálpebras, devido ao uso de maquiagem e produtos cosméticos — como lápis delineador e máscara para os cílios.

Coceira e vermelhidão são os principais sintomas de alergia nos olhos. Outras manifestações comuns são: olhos lacrimejantes, sensação de ardência, pálpebras inchadas e secreção com pus, quando há infecção bacteriana.

No artigo de hoje, vamos listar algumas ações que você pode tomar para aliviar os sintomas de alergia nos olhos e evitar complicações. Boa leitura!

Lavar os olhos com soro fisiológico

No primeiro sinal de coceira mais intensa e vermelhidão, lave os olhos com soro fisiológico — para retirar partículas de poeira ou de outros agentes alergênicos responsáveis pela irritação. Você pode pedir para alguém jogar o soro delicadamente em seus olhos ou usar um recipiente para mergulhar os olhos no soro, piscando várias vezes para que o líquido lave bem o interior dos olhos.

Fazer compressas de água fria

Comprimir levemente os olhos com uma gaze ou com um pedaço de algodão — embebido em água fria ou gelada — vai acalmar a irritação, aliviar a coceira e a sensação de ardência, além de tratar o inchaço e reduzir o desconforto. Cada compressa só deve ser usada uma vez e o sentido correto é passar da parte interna dos olhos, próximo ao nariz, para a parte mais externa, limpando, assim, qualquer secreção presa aos cílios.

Suspender o uso do produto que causou a alergia

Se você notar que a coceira começou após usar algum produto nos olhos, nas pálpebras ou em regiões próxima aos olhos, como no caso de maquiagens ou cosméticos para o rosto, suspenda imediatamente o uso e limpe a região, como descrito nas dicas anteriores.

Limpar e arejar o ambiente

Lavar, frequentemente, as cortinas e roupas de cama e retirar tapetes e bichos de pelúcia são medidas importantes para evitar e para controlar a alergia nos olhos. Abrir as janelas e manter o ambiente arejado vai reduzir a presença de fungos e ácaros, que desencadeiam as reações alérgicas. Bichos de estimação devem estar limpos e tosados, pois os pelos também causam alergia nos olhos.

Usar colírio

Os colírios só devem ser usados com orientação médica. Não use colírios sem prescrição, pois, além do risco para a saúde dos olhos, você pode piorar o problema. Mesmo os colírios lubrificantes, vendidos nas farmácias sem receita médica, precisam da indicação de um oftalmologista.

Colírio é medicamento e a formulação mais adequada varia de acordo com o agente que causou a alergia e os danos provocados.

FONTE: https://blog.drconsulta.com/saiba-como-proceder-em-caso-de-alergia-nos-olhos/