Aprenda a determinar qual será a cor dos olhos dos seus filhos

Aprenda a determinar qual será a cor dos olhos dos seus filhos

Qual a cor dos seus olhos? E dos seus pais? Será que a cor dos seus olhos e de sua família influenciam a cor dos olhos de seus filhos? A resposta para esta pergunta é: sim, e isto pode ser até previsto com certo grau de precisão. Isso porque a genética e a hereditariedade de certos traços únicos das pessoas são processos calculáveis levando em conta os genes dominantes e recessivos. Acompanhe com a gente como funciona essa relação entre genética e a cor dos olhos e descubra qual será a cor dos olhos dos seus filhos.

Quem se lembra das aulas de genética em Biologia na escola vai saber o que significam genes recessivos e dominantes, além de como se relacionam as cores dos olhos com as probabilidades. Ser dominante significa um gene sobressair-se sobre o outro, que perde forças neste embate e se torna inativo. Ou seja, se o gene de olhos castanhos é dominante e o de olhos verdes é recessivo, as chances de uma descendência de olhos verdes é menor.

Quando se classifica as cores de olhos, é importante desmistificar alguns conceitos: as cores dos nossos olhos não são sempre bem definidas. Existem vários níveis e tons diferentes que podem produzir cores inéditas, como azul violeta, mel e outros. Os genes destas misturas se sobressaírem ainda não estão devidamente classificadas como recessivos ou dominantes. Portanto, para fins de cálculos, deixe os seus conceitos de cores mais abrangentes, por mais que isso gere uma margem de erro maior no final.

Monte a árvore genealógica da sua família e anote as cores dos olhos de cada um dos seus membros. A partir da sua união com outra pessoa, é possível calcular a probabilidade dos seus filhos herdarem a sua cor de olhos ou do resto da família.