Conheça os sintomas de catarata

Conheça os sintomas de catarata

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 46% da população mundial com mais de 65 anos sofre de catarata. Isso totaliza cerca de 160 milhões de pessoas que tenham a doença, que é considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil, o número é de 2 milhões, com 120 mil novos casos surgindo ano após ano.

Com este cenário e a importância do diagnóstico precoce bem nítida, é válido relembrar os sinais e sintomas da catarata. Afinal, o quanto antes a doença for diagnosticada e tratada, menores são as sequelas para a saúde ocular.

Sintomas de catarata

É importante muita atenção ao surgimento dos seguinte sintomas: diminuição da acuidade visual, visão turva, fotofobia (sensibilidade maior à luz), alteração da visão de cores e mudança frequente da refração. Ao perceber qualquer um destes sintomas, é imprescindível consultar o quanto antes um oftalmologista.

Ao diagnosticar e tratar a doença cedo, é possível curá-la completamente. Portanto, muita atenção aos sintomas de catarata. Caso a doença seja diagnosticada apenas em um de seus estágios mais avançados, não é possível evitar a cegueira.

Saiba como se prevenir

Assim como é o caso com outras doenças oculares graves, é possível desenvolver alguns hábitos que minimizam as chances de desenvolvimento de catarata. Confira a seguir o que fazer para se prevenir contra a catarata:

  • Evite o consumo em excesso de sal, tabaco e álcool
  • Pratique exercícios físicos
  • Controle o nível de glicose no sangue
  • Inclua frutas e vegetais ricos em vitamina A, C e E em sua dieta

Assim como ocorre em diversas outras doenças oculares, o diagnóstico da catarata ainda em seu início é vital para a preservação da visão. Faça um acompanhamento médico com um oftalmologista e realize consultas regulares de, no mínimo, uma vez ao ano.