Cuidados com lentes de contato: saiba mais

Cuidados com lentes de contato: saiba mais

Se você utiliza lentes de contato regularmente, deve saber que há uma série de cuidados a serem empregados com este tipo de correção ocular. Isso porque, se mal utilizadas, as lentes de contato podem até fazer mal para a saúde dos seus olhos. Apenas ao usar corretamente as lentes de contato é possível se prevenir de problemas oculares mais graves. Acompanhe conosco a seguir algumas dicas de cuidados com lentes de contato:

1. Cuidado no manuseio

Antes de usar as lentes de contato, lave bem as mãos. Ao retirá-las, tome cuidado para não usar as unhas. Siga as orientações dadas no momento da prescrição das lentes sobre a melhor forma de armazená-las e trocá-las.

2. Como limpá-las

A melhor forma de limpar as suas lentes de contato é usando a solução de limpeza diária: aplique uma gota em cada uma das lentes logo após usá-las e esfregue suavemente as superfícies frontal e posterior. Depois de enxaguá-las bem, guarde-as no estojo. Em seguida, encha cada compartimento com a solução e feche a tampa. Deixe-as mergulhadas até quando for usá-las novamente.

3. Preserve as lentes

Evite deixar as suas lentes de contato fora do estojo quando não estiverem sendo usadas. Por serem muito pequenas e difíceis de serem vistas, podem ser confundidas com outros objetos por crianças e animais. Além disso, podem ficar sujas se entrarem em contato com poeira e outros elementos. O estojo das lentes de contato é o ambiente ideal para elas.

4. Reporte qualquer problema

O processo de adaptação às lentes de contato deve ser acompanhado de perto pelo seu oftalmologista. Siga as suas instruções cuidadosamente e, a qualquer problema, visite-o imediatamente. O mau uso das lentes de contato pode acarretar em ferimentos nos olhos, que podem gerar problemas oculares graves.