Guia de como cuidar da visão de bebês e crianças

Guia de como cuidar da visão de bebês e crianças

A infância é uma importante fase de mudanças no corpo humano, e com elas surgem os primeiros sintomas de doenças que podem evoluir com o passar do tempo. Geralmente, os primeiros problemas de visão aparecem ainda no início da infância, quando elas não sabem expressar que algo está errado. Por isso, fica a cargo dos pais notarem mudanças comportamentais em seus filhos e como elas estão afetando a rotina dos pequenos.

Já nos primeiros meses de vida, o bebê é submetido a um dos mais importantes exames infantis, o chamado “teste do olhinho”. Com esse exame é possível detectar doenças visuais logo em sua fase inicial, podendo ser facilmente tratadas e aumentando a probabilidade de reversão na fase adulta.

A vida escolar começa alguns anos depois e é durante esse período que problemas de visão podem se manifestar mais. Distúrbios nessa fase podem ser responsáveis pela lenta aprendizagem das crianças, comprometendo a capacidade de assimilar as informações recebidas no dia a dia, já que não enxergam a lousa.

A maioria dos casos, normalmente, tem ligação com erros de refração. Ou seja, a miopia(dificuldade de enxergar de longe), a hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto) e o astigmatismo (distorções na imagem tanto de perto quanto de longe). Infelizmente, todos os erros citados podem ser permanentes dependendo de sua intensidade e são corrigidos com o uso de óculos de grau ou através de procedimentos cirúrgicos.

Outra complicação visual bastante comum de ser diagnosticada ainda na infância é a Ambliopia, mais conhecida como “olho preguiçoso”. A anomalia é causada quando a criança força um dos olhos para suprir o outro que não está atuando corretamente. A correção fica por conta dos famosos tampões, hoje vendidos com personagens de desenho animado pra estimular o uso entre os pequenos.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, em média 20% das crianças que estão em idade escolar necessitam do uso de óculos de grau para corrigir algum problema. Por isso, é de extrema importância que os pais fiquem atentos e levem seus filhos para fazer exames regularmente. Assim, a qualquer indício de complicações na visão, o diagnóstico correto e precoce pode reverter futuras doenças.