O que é Oftalmologia?

O que é Oftalmologia?

A Oftalmologia é o ramo da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos e seus anexos.

O exame médico realizado pelo oftalmologista pode prevenir causas irreversíveis de cegueira como o glaucoma(dano ao nervo ótico provocado pelo aumento da pressão inta-ocular) e a retinopatia diabética.

A catarata, principal causa de cegueira reversível no mundo, também pode ser diagnosticada precocemente e tratada de maneira mais segura pelo método de facoemulsificação( ultrassom que “quebra” e aspira a catarata sem a necessidade de pontos cirúrgicos).

A oftalmologia tem várias sub-especialidades, entre elas a oftalmo-pediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, etc. Nas crianças, o exame oftalmológico é essencial para o diagnóstico dos erros de refração( miopia, astigmatismo e hipermetropia) pois estas dificilmente irão reclamar que estão com dificuldade de enxergar ou com visão borrada. Caso estes erros de refração não forem corrigidos durante a infância, poderão levar a dano visual permanente ( ambliopia ).