Por que algumas vezes vejo flashes de luzes?

Por que algumas vezes vejo flashes de luzes?

Por que algumas vezes vejo flashes de luzes?

Flashes de luzes podem ser sinal de descolamento (separação) entre vítreo e retina. O vítreo é uma substância gelatinosa transparente que preenche o globo ocular, dando forma ao mesmo(figura 1).

Descolamento de Vítreo

Figura 1: Vítreo

A força exercida na retina quando o vítreo é separado dela pode fazer com que a pessoa tenha sensação de flashes no campo visual lateral. Os flashes podem aparecer e desaparecer durante muitas semanas(Figura 2).

Flashes de luzes

Figura 2: Flashes de luzes

descolamento vítreo-retiniano é um processo fisiológico, ou seja, é comum ocorrer em pessoas mais idosas, em pós-operatórios de cirurgias oculares e após traumas oculares.

Flutuações no vítreo, também conhecidas como moscas volantes são frequentes nestes casos e surgem como pontos, manchas, nuvens, fios ou teias de aranha na visão. Na maioria das vezes, as flutuações são células que podem aparecer e desaparecer, não sendo necessário qualquer tipo de tratamento. O paciente aprende a conviver e tolerar as mesmas através da neuroadaptação visual. (Figura 3 e 4)

Moscas Volantes

Figura 3: Moscas Volantes

Moscas Volantes

Figura 4: moscas volantes

No entanto, se as luzes persistirem, podem ser devido à “buracos ou rasgos” na retina que podem resultar em um descolamento de retina. Os buracos e rasgos são, freqüentemente, reparados com tratamento a laser. O tratamento dos descolamentos de retina necessitam na maioria dos casos de cirurgia.

Recomenda-se na presença de flashes de luzes ou moscas volantes a avaliação de um oftalmologista. O exame determinará se há lesão da retina ou apenas descolamento do vítreo.

Se flashes de luzes são acompanhados por um grande número de manchas escuras ou uma repentina perda do campo visual, marque um exame imediatamente com o oftalmologista.