Pressão ocular alta pode trazer perigos

Pressão ocular alta pode trazer perigos

Pressão ocular significa o quanto estão comprimidas as células dos nervos dos seus olhos. De forma similar ao que ocorre no resto do corpo, esta pressão pode aumentar em situações adversas, como de estresse. Além disso, a má alimentação também pode ser um fator que incentiva o aumento da pressão ocular.

Confira a seguir quais perigos a pressão ocular alta podem representar para a sua saúde ocular e para o seu bem estar.

Sintomas de pressão ocular alta

Um dos fatores de risco relacionados à pressão ocular alta é o fato de seus sintomas dificilmente serem sentidos pelo paciente. Em estado agudo, o paciente sente dores de cabeça fortes, enjoo, dores nos olhos e sensibilidade aumentada à luz (fotofobia).

Há ainda casos extremos em que o paciente perde a visão periférica, já que as fibras dos nervos ópticos originários da retina já se encontram lesionados.

O perigo do glaucoma

Pressão ocular alta é um problema que deve ser tratado com atenção, já que pode ser facilmente confundido com um sintoma de outros problemas de saúde. As dores de cabeça, por exemplo, podem ser interpretadas como sintomas de várias outras doenças.

É importante que o diagnóstico precoce seja obtido sempre que o paciente sentir os sintomas, já que pressão ocular alta pode levar ao desenvolvimento do glaucoma. Assim como outras doenças oculares, o glaucoma pode ser completamente curado se tratado desde cedo.