Quem possui olhos melhores? Nós ou os outros animais?

Quem possui olhos melhores? Nós ou os outros animais?

Os olhos são alguns dos órgãos mais fascinantes e poderosos do corpo humano. Em muitos âmbitos, ainda não foi possível desenvolver tecnologias que cheguem perto da riqueza de detalhes e eficiência de funcionamento que eles possuem.

No entanto, o mundo animal conta com diversos tipos de vantagens sobre a nossa visão. Veja só alguns exemplos curiosos:

Maior tempo de percepção

Um estudo recente mediu a percepção visual de diversos animais e os resultados foram surpreendentes. Humanos atingiram a marca de 60 hz em suas piscadas, o que significa que podemos perceber cerca de 60 flashes de luz por segundo. No entanto, as moscas conseguem perceber até 250 flashes, o que contribui imensamente para os bons reflexos delas.

Visão noturna superior

Lanterna, para quê? Gatos são animais naturalmente noturnos e possuem facilidade para navegar à noite porque enxergam no escuro. As pupilas deles se ajustam muito mais do que as nossas, sendo capazes de se ajustar adequadamente à luz (ou falta dela) de todo tipo de ambiente. Estima-se que gatos só precisem de um sexto da luz que nós precisamos para se orientar.

Maior percepção de cores

Quantas cores você consegue ver? As células dos nossos olhos são sensíveis a vermelho, verde e azul, sendo capazes de “enxergar” as outras cores através da intensidade ou ausência de luz nestes níveis. No entanto, pássaros também são capazes de ver luzes ultravioletas, por exemplo.

Os nossos olhos são fascinantes, mas para eles permanecerem incríveis desse jeito, você precisa cuidar bem deles.