Telas do dia a dia representam um perigo para a saúde ocular

Telas do dia a dia representam um perigo para a saúde ocular

Todo mundo está conectado, quase colado a uma tela. São várias delas: o computador, o telefone celular, a televisão, o tablet… A exposição constante a estas telas, principalmente nos mais jovens, é motivo de atenção. Você sabe dos reais perigos oferecidos pela luz transmitida por estes aparelhos eletrônicos?

Segundo levantamentos, piscamos cinco vezes menos que o normal quando estamos diante de uma tela, o que leva ao ressecamento do olhos, vista cansada e embaçada, entre outros sintomas. Além disso, o cansaço dos olhos causado pelo uso prolongado destes aparelhos leva as crianças a desenvolver mais facilmente a miopia, distúrbio que dificulta a visão de longe.

Os especialistas recomendam que sejam feitas pausas no uso destes aparelhos a cada 20 minutos e olhar um objeto distante da tela por 10 segundos. Esse movimento ajuda a relaxar a musculatura dos olhos.

A melhor forma de prevenir e detectar precocemente qualquer problema é visitando anualmente o oftalmologista. No caso dos pequenos, fique atento às reclamaçÕes de dor de cabeça, vista embaçada e olhos vermelhos.