Tem o hábito de coçar os olhos? Conheça os riscos que isso traz

Tem o hábito de coçar os olhos? Conheça os riscos que isso traz

A cena parece familiar para você? Depois de muitas horas no computador, os olhos ficam irritados e a tentação de coçá-los é grande. Depois de acordar, também, o costume também é de fazer isso. Parece um hábito inofensivo e traz um alívio imediato – quem não iria fazê-lo, não é?

Na verdade, é preciso cautela. Coçar os olhos pode ser danoso para a saúde ocular. São estes os riscos:

Pode transferir bactérias para os seus olhos. A higienização das mãos é essencial em todo momento do dia, para garantir que as impurezas estejam ausentes. Ao coçar os olhos, você está basicamente passando a sujeira dela para os seus olhos, que devem ficar sempre livres deste tipo de ameaça.

Pode aumentar a pressão ocular. Todo mundo que quer manter a saúde ocular em dia sabe da importância de manter a pressão sob controle. Ao coçar os olhos, ela pode subir até 20 vezes, geralmente voltando ao normal depois. Mas, caso exista alguma condição pré-existente, isso pode não acontecer.

Não vai resolver o seu problema. Seja lá o que esteja causando necessidade constante de coçar os olhos, não vai ser isso que será a solução. Por conta disso, certifique-se de realizar consultas regulares ao oftalmologista para se certificar de que tudo está em ordem.

Facilite a sua vida: você pode marcar a sua consulta conosco pelo site e economizar tempo. É só acessar a página de marcação de consulta. Esperamos você!