Vista cansada: saiba como reconhecer os sintomas e se prevenir

Vista cansada: saiba como reconhecer os sintomas e se prevenir

Depois de trabalhar muito tempo diante do computador, os sintomas começam a aparecer:
visão embaçada, dificuldade para enxergar, dores de cabeça, olhos pesados… Não, não se trata de sono.
Estes são sintomas de vista cansada, uma resposta do organismo (e dos olhos) à hábitos nocivos à saúde. Acompanhe a seguir as melhores formas de garantir a sua saúde ocular e evitar a vista cansada.

Faça pausas regulares no uso do computador
Hoje em dia, é muito comum precisar passar o dia de trabalho inteiro diante do computador. Se esta é a sua realidade, é importante desenvolver hábitos que evitem uma exposição tão grande assim. Faça pausas durante o trabalho, nem que seja para tomar um café ou apenas esticar as pernas. Esse hábito vai fazer bem não só para os seus olhos como também para a saúde de todo o corpo.

Controle o brilho das suas telas
Já parou para pensar em todas as telas com as quais entramos em contato diariamente? Há a tela do computador, do smartphone, do tablet… Cada uma delas precisa ter o seu brilho ajustado para um nível saudável, já que nem percebemos o tempo que permanecemos expostos a elas.

Evite ler sem a iluminação adequada
Uma recomendação importante: se for ler, faça isso em um ambiente amplamente iluminado. O mesmo vale para assistir TV no escuro: evite. Procure sempre manter a luz ambiente em um nível saudável quando for se dedicar a essas atividades.

Pisque mais
O piscar lubrifica os olhos e os mantém livres de possíveis problemas oculares. A importância de piscar fica ainda maior quando lidamos com o computador, situação em que o número médio de piscadas cai. Durante as suas pausas, certifique-se de piscar e lubrificar suficientemente os olhos.

Exercite a visão
Quando trabalhamos o dia inteiro diante de uma tela, é importante exercitar a musculatura dos olhos. Isso porque, ao mantermos os olhos focados na tela do computador por períodos longos de tempo, esta musculatura não é estimulada. Assim como é importante o exercício físico para o seu corpo, é importante que os seus olhos se mexam. Tire os olhos da tela e foque-os em outros elementos do ambiente onde você está para que a musculatura se exercite.
Seguindo estas dicas, você estará livre da possibilidade de vista cansada e, principalmente, da possibilidade de surgimento de problemas oculares mais graves. Além de seguir estes passos, é importante ter um acompanhamento médico de um oftalmologista. Quando foi a sua última consulta? Marque uma consulta conosco.