4 bons alimentos para a saúde dos olhos

4 bons alimentos para a saúde dos olhos

Hoje em dia, as pessoas estão gastando mais “tempo de tela” com seus smartphones, computadores e televisores. E, se isso não bastasse, o estilo de vida moderno trouxe várias mudanças na dieta que podem não ser boas o suficiente para a saúde dos olhos. Com todo esses fatores, ficou difícil colocar alimentos de qualidade em nossa dieta especialmente que promovam uma boa saúde ocular.  

Pensando nisso elaboramos uma lista com 4 bons aliados alimentares para a boa saúde dos seus olhos. Confira!  

1. Folhas verdes

Folhas verdes escuras como couve, espinafre, acelga contêm grandes quantidades de luteína e zeaxantina. Carotenóides positivos para uma boa visão. A luteína está presente no pigmento macular, enquanto a zeaxantina está presente na retina. Uma pesquisa mostrou que, quando seu corpo não tem esses dois carotenóides, o risco de catarata e degeneração macular aumenta de acordo com à idade. Portanto, mastigar folhas verdes escuras pode prevenir doenças oculares, e garantir uma visão 100%.

2. Pimentão laranja

Além de ter um sabor delicioso, o pimentão laranja é altamente nutritivo. Esses vegetais contêm grandes quantidades de vitaminas A e C. A vitamina A ou beta-caroteno ajuda a manter os olhos saudáveis. Ele protege a córnea do olho, garantindo assim uma boa visão. Também ajuda a aliviar os olhos secos. Um estudo de doenças oculares relacionadas à idade, descobriu que quando pessoas com degeneração macular leve a moderada relacionada à idade consomem vitamina A, E, e C, juntamente com cobre e zinco, o risco de doenças oculares podem ser reduzidos em até 25 por cento.

3. Gema de ovo

Se você não come ovos, é hora de incorporá-los em sua dieta. A gema de ovo é uma fonte rica em luteína, zeaxantina, proteínas e gorduras saudáveis. Embora a gema de ovo contenha menos carotenóides em comparação com vegetais de folhas verdes e vegetais de cores vivas, a quantidade presente é suficiente para manter a saúde dos olhos. Lembre-se de que o calor pode destruir os carotenóides presentes na gema do ovo. Por isso, é aconselhável consumir ovos crus, fervidos ou pochê junto com a gema.

4. Peixes oleosos

Peixes oleosos como o salmão selvagem são uma fonte de ácidos graxos essenciais ômega-3. O DHA nesses ácidos é necessário para manter a retina do olho. Protege o funcionamento da retina e também oferece suporte estrutural às membranas das células. Certas pesquisas afirmam que o consumo de ácidos graxos essenciais ômega-3 pode retardar o progresso da degeneração macular relacionada à idade.

Fonte: https://www.1001duvidas.cc/2021/04/4-bons-alimentos-para-saude-dos-olhos.html