A importância do óculos de sol para a saúde
Você sabe quando e como surgiu o primeiro óculos de sol? Ao realizar uma pequena pesquisa é possível encontrar diversas versões. Sempre muito criativas, porém com a mesma finalidade: preservar a saúde ocular.
Tem aquela versão que afirma ter surgido na China para fins medicinais uma vez que a lente foi tingida com chá para o tratamento da conjuntivite. Depois tem a história do Imperador Nero que tinha olhos muito claros, e não conseguia enxergar as famosas lutas e apresentações romanas devido a claridade do sol; por isto foi feito exclusivamente para ele, uma lâmina de vidro na cor verde que preservava sua visão.
Ainda tem a versão de que os pilotos de avião passaram a usar um protetor de olhos na década de 1920, o qual tinha lentes escuras para proteger a visão da exposição ao vento e ao sol forte, enquanto pilotavam.
Independente de qual seja a história verdadeira, fato é que os óculos escuros surgiram para proteger os olhos da forte iluminação solar, e com o passar do tempo, a invenção foi se aprimorando e surgindo modelos variados.
Hoje, além da segurança à saúde, ganhou também importância no mercado da moda, considerado um acessório ímpar para compôr um look legal e estiloso.
Objetivo do óculos de sol

Mais do que um acessório, o óculos de sol tem como objetivo proteger os olhos dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, nocivos à saúde ocular.
Quando o modelo tem uma armação adequada ao rosto, com uma lente que não cause distorções na visão e com as especificações de segurança estipuladas por Lei, o consumidor tem garantia de adquirir um produto de qualidade que não compromete sua saúde.
O óculos de sol deve proteger os olhos em qualquer estação do ano, uma vez que claridade intensa pode ocorrer mesmo no inverno. A lente desses óculos têm a finalidade de reduzir a quantidade de luz que atinge os olhos, oferecendo maior conforto à visão.
Sol: vilão ou parceiro da saúde?
Nosso astro estelar pode ser os dois ao mesmo tempo, porém podemos nos adaptar para adquirir dele apenas as características benéficas. Assim como o sol eleva o nível de vitamina D em nosso organismo, elevando o cálcio e prevenindo doenças, ele também pode causar alguns malefícios, como o câncer de pele, por exemplo, por isso cabe a nós nos cuidar.
No caso da visão, a excessiva radiação ultravioleta pode causar danos na mácula, uma região da retina dos olhos que corresponde à visão central. Por isso, é extremamente importante usar o óculos escuros quando estiver ao ar livre. Sempre alertando para não adquirir produtos falsificados (pirateados).
A exposição excessiva ao sol sem o uso de óculos escuros, ou mesmo usando um óculos que não tenha as especificações de segurança à saúde, pode causar também:
- Catarata
- Degeneração muscular da região dos olhos
- Degeneração da retina
- Lesões na córnea
- Síndrome do olho seco
- Conjuntivite
- Pterígio (espessamento da membrana que reveste a parte branca dos olhos)
- Em casos mais graves, pode levar a cegueira
Por isso é importante alertar ao consumidor a conscientização para que adquira óculos de sol em estabelecimentos de confiança, que tenham marcas conceituadas que entregam realmente qualidade em produtos, serviços e atendimento.
É necessário também, que escolham modelo adequado e certificado de que as lentes têm garantia de proteção total contra os raios UVA, UVB e luminosidade intensa para uso em qualquer lugar.
FONTE: http://blog.franquiachillibeans.com.br/index.php/a-importancia-do-oculos-de-sol-para-a-saude/