A LUZ AZUL DO CELULAR PREJUDICA A VISÃO: MITO OU VERDADE?

A LUZ AZUL DO CELULAR PREJUDICA A VISÃO: MITO OU VERDADE?

Como a cada dia o uso de eletrônicos aumenta, muitas pessoas passaram a notar um desconforto nos olhos, dificuldade para pegar no sono, aumento do grau de miopia e hipermetropia, dores de cabeça, entre outros problemas. Isso acontece devido à luminosidade desses aparelhos, pois recentemente foi descoberto que a luz azul do celular prejudica a visão.

Durante o tempo de acesso a smartphones, computadores, televisões, tablets e outros aparelhos luminosos, a frequência da piscada diminui, causando o cansaço visual e ardência nos olhos.

Apesar de os fabricantes estarem tentando resolver esse problema, muitos usuários ainda nem têm conhecimento dele. Por esse motivo, montamos este post apresentando os problemas causados pela luz azul. Acompanhe!

Estudos científicos

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Toledo, nos Estados Unidos, começaram um estudo sobre esse assunto, e os resultados apresentaram um problema maior. Segundo os cientistas, a córnea e a retina não são capazes de refletir a luz azul, isso significa que ela atinge mais as estruturas oculares que a luminosidade produzida em outros espectros.

Os danos causados por essa concentração podem ser severos, pois ela acelera o desgaste do globo ocular, gerando a degeneração macular — lesões nos fotorreceptores dos olhos por conta da oxidação da vitamina A —, principal causa de cegueira nos idosos.

Esse efeito não acontece com o uso de luzes nos espectros verde, amarelo e vermelho, apontando que a cor azul é a única tóxica para o órgão retinal e a mais usada nos dispositivos eletrônicos.

Os efeitos da luz azul em nosso corpo

Os sintomas dessa exposição não se manifestam rapidamente. Na verdade, é praticamente impossível notar essas anomalias antes que os problemas se agravem. No entanto, é necessário ficar atento a sinais de fadiga na visão, irritação ou coceira nos olhos e sensação de olhos secos.

Os efeitos de piscar menos ao estar em contato com a tela azul fazem com que o usuário exerça mais pressão para focar, e a falta de cuidado pode originar patologias como presbiopia, catarata, problemas na córnea, cristalino, mácula e retina, além da perda de visão gradativa. Portanto, esteja com os exames em dia.

Alternativas para diminuir o impacto da luz azul em nossa saúde

Ainda que existam muitos danos, é possível reduzir os prejuízos desse tipo de luminosidade na saúde e garantir uma melhor qualidade de vida. Além disso, muitas marcas estão trabalhando em filtros de luz azul e no desenvolvimento de outras cores para a iluminação da tela.

Confira, a seguir, o que pode ser feito para diminuir os efeitos maléficos!

Uso de óculos de sol

Os óculos de sol com filtros UV conseguem refletir a luz azul, de modo que ela não entra em contato com a retina, nem causa transtornos. Além disso, existem óculos de grau que podem cumprir essa mesma função. Sem contar que é possível encontrar acessórios para a proteção, ainda que não tenha grau.

Diminuição do tempo de uso dos aparelhos

Outra forma de evitar complicações na visão é diminuindo o tempo de contato com os agentes que as provocam. Evite usar essas telas antes de dormir e tente fazer pausas durante o uso, a fim de dar um descanso para os olhos.

Utilização de colírios

A falta de umidade nos olhos, devido à diminuição das piscadas, é outra das grandes causadoras desse problema. Com o uso dos colírios, é possível evitar que os olhos se ressequem, impedindo efeitos nocivos. Além do mais, tentar piscar mais vezes e usar a tela no nível dos olhos também reduz a desidratação.

Substituição pela luz turquesa

Ao contrário do tom azulado, a luz turquesa é benéfica para os olhos e proporciona um auxílio na vitamina D e na regulação do ciclo de sono natural do corpo. Buscar por tecnologias e aplicativos que proporcionem isso pode oferecer diversos benefícios.

Como você viu, a luz azul do celular prejudica a visão e traz diversas desvantagens para a saúde. Ter conhecimento desse efeito e buscar por alternativas é uma ótima maneira de se policiar contra esses problemas e prevenir danos permanentes.

Gostou do post? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto e o que você faz para reduzir os efeitos da luz azul!

FONTE: https://alcidino.com.br/luz-azul-do-celular-prejudica-a-visao/