Alimentação ruim prejudica a visão? O que evitar para garantir a saúde dos olhos

Alimentação ruim prejudica a visão? O que evitar para garantir a saúde dos olhos

Para garantir a saúde dos olhos é importante manter uma dieta variada e o mais natural possível – evitando frituras e alimentos ricos em gordura trans, como a batata frita

Uma alimentação saudável não se baseia apenas em frutas, legumes, verduras e alimentos naturais! Também é importante restringir certos produtos gordurosos e, claro, manter uma dieta bem diversa e equilibrada.

Sabia que alguns alimentos podem ser prejudiciais para a saúde dos olhos, por exemplo? Talvez você já tenha ouvido falar na história do adolescente britânico que ficou cego por conta de seus hábitos alimentares (que eram realmente bem precários!).

No dia a dia, o adolescente comia apenas batata frita, pão branco, chips de batata e nada mais. Aos 14 anos, ele passou por uma série de exames e, então, foi diagnosticado com carência de vitamina D, B12, selênio, cobre e fraqueza muscular. Não é pouca coisa, né? Depois disso – por não consumir os suplementos vitamínicos indicados pelos médicos -, o jovem adquiriu neuropatia óptica nutricional, ficando praticamente cego aos 17 anos de idade.

Essa história é realmente bem impressionante e, de certa forma, serve de alerta para quem não tem o hábito de comer bem. Para que você aprenda a se cuidar melhor (e a tratar da saúde dos olhos), nós fizemos uma lista com os alimentos que, por prejudicarem a visão, devem ser evitados no dia a dia. Confira!

Alimentos ricos em gordura trans podem atrapalhar a circulação sanguínea e, consequentemente, a irrigação dos olhos

A principal dica para garantir a saúde da visão é cortar alimentos ricos em gordura trans, como pipocas de micro-ondas, margarina, biscoitos recheados, sorvetes industrializados e macarrão instantâneo. Afinal, esse tipo de gordura artificial faz muito mal ao organismo: aumenta o nível de colesterol “ruim” e pode causar problemas relacionados à circulação sanguínea. Tendo em mente que os olhos são altamente irrigados, é fundamental que o sistema circulatório funcione bem para que a visão fique 100%.

Além de evitar os alimentos gordurosos, não se esqueça de também montar um cardápio rico em frutas, legumes, verduras e alimentos naturais. A cenoura, por exemplo, é fonte de carotenoides, que previnem a deterioração da mácula e da retina.

Tome cuidado com o açúcar refinado

Também é importante tomar cuidado com o açúcar refinado, ok? Quando consumido em excesso ele pode causar diabetes e até prejudicar o funcionamento de alguns órgãos (como o pâncreas). O que muita gente não sabe, no entanto, é que isso também afeta diretamente a visão. A retinopatia diabética, por exemplo, provoca perda de visão e danos irreversíveis aos olhos. Por isso, todo cuidado é pouco!

Afinal, batata frita faz mal à visão?

A história do jovem britânico que perdeu a visão por conta da (má) alimentação é de assustar, né? No entanto, é importante destacar que a culpa não foi da batata frita em si, mas sim da ausência de outros alimentos: legumes, verduras, frutas e nutrientes (fibras, vitaminas e minerais) indispensáveis.

Ao mesmo tempo, frituras não são indicadas para o dia a dia, pois aumentam a gordura saturada no organismo, causando problemas no coração e no organismo como um todo. Para garantir a saúde dos olhos, em especial, é de suma importância manter uma dieta variada, com proteínas, minerais e vitaminas (como a A, D e B12).

FONTE: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/alimentacao-ruim-prejudica-a-visao-o-que-evitar-para-garantir-a-saude-dos-olhos_a11102/1