Confira 8 hábitos que ajudam a cuidar dos seus olhos

Confira 8 hábitos que ajudam a cuidar dos seus olhos

Fique atento com a qualidade e a procedência dos óculos escuros

Não exponha a vista diretamente ao sol, seja na praia, na piscina ou simplesmente na rua. Procure sempre usar óculos escuros.
Porém, fique atento a origem de seus óculos, pois os óculos encontrados nas ruas, vendidos pelo comércio ambulante, não recebem os filtros de proteção UV, e representam um perigo muito maior do que simplesmente não usá-los. As lentes escuras desses óculos piratas fazem com que a pupila se dilate e receba os raios diretamente, aumentando as chances de degeneração macular.

Só use colírios sob prescrição e orientação médica

Mesmo que você não seja como a pessoa da música e tenha colírio, só use-o com indicação de um médico oftalmologista.
Assim como qualquer remédio, os colírios devem ser utilizados apenas com indicação do médico. Ele indicará o tipo de colírio a ser usado, assim como o número de gotas.

Não coce os olhos nem leve as mãos a eles sem uma boa higiene antes

Lavar as mãos é um ato simples que contribui muito para a saúde ocular e evita contaminações nos olhos.

Pare de fumar

Sabia que o cigarro afeta até a circulação na retina? Mais um motivo para você largar o vício.

Vá ao oftalmologista se perceber qualquer alteração na visão

Pessoas com problemas oculares ou com histórico familiar devem se consultar pelo menos a cada seis meses para um acompanhamento mais adequado e preciso. Pessoas a partir dos 40 anos devem fazer visitas regulares, mesmo sem apresentar sintomas.
E se você já foi, mas percebeu qualquer mudança recente na sua capacidade de visão, não espere até a próxima visita, faça um exame imediatamente.

Pratique atividade física, especialmente ao ar livre

Isso mesmo. Praticar atividades físicas faz bem até para a visão. Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), exercícios melhoram a ativação neural no córtex visual, a parte do córtex cerebral que desempenha um papel importante no processamento de informações visuais.

Navegue no computador e use smartphones com bom senso e moderação

Com certeza você já deve ter ouvido falarem por aí que passar tempo demais de frente para a tela do computador pode prejudicar a sua visão. E o Hospital de Olhos Niterói está aqui para confirmar: isso é verdade!

Siga uma alimentação equilibrada

Procure sempre ingerir alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas), luteína (espinafre, milho, gema de ovo…) e ômega-3 (pescados).
Uma dieta rica nestes nutrientes auxilia e muito no cuidado com a saúde ocular.

FONTE: https://hon.com.br/blog/confira-8-habitos-que-ajudam-a-cuidar-dos-seus-olhos/