Óculos de sol: entenda sua importância!

Óculos de sol: entenda sua importância!

O sol é uma excelente fonte de vitamina D, mas a exposição indevida à luz solar prejudica nosso bem-estar físico e a saúde dos olhos. Para protegê-los dos raios ultravioletas, é importante usar óculos de sol que tenham proteção UV.

Entenda a importância de se proteger desses raios e quais cuidados tomar ao comprar óculos de sol.

Proteção UV: por que é tão importante?

Os raios ultravioletas ou UV são radiações emitidas pelo sol invisíveis ao olho humano e fundamentais para preservar o calor e garantir a vida em nosso planeta.

Com a deterioração da camada de ozônio, que deveria bloqueá-los, devemos adotar algumas práticas que nos preservem dessa luz e seus efeitos negativos, mesmo em dias nublados ou frios.

Os raios UV atingem a pele e causam queimaduras, alergias, insolações graves, aceleram o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas. Podem alterar o nosso DNA e provocar o aparecimento de doenças cancerígenas.

Sobre os olhos, ocasionam incômodos, irritação e lacrimejamento. Em casos mais graves, ocorrem a catarata, queimaduras na córnea e a cegueira.

Como proteger os olhos dos raios ultravioletas?

Para não prejudicar a visão e se proteger da incidência de luz solar, evite exposição solar entre 10h e 16h, use filtro ou bloqueador solar, abuse de chapéus ou bonés, e sempre use óculos de sol, seja em dias de sol ou nublados.

Embora não seja do conhecimento de todos, os óculos escuros são necessários e devem ser utilizados em todas as estações do ano. Os raios de sol atravessam as nuvens, mesmo nos dias nublados e frios, e nos atingem. Assim, representando um risco à saúde ocular.

Por isso, as lentes dos óculos de sol precisam ter proteção UV. O acessório ainda protege os olhos da ação do vento, barrando a entrada de poeira e detritos. Ele deve ser usado todos os dias.

Outras lentes indicadas para essa proteção são aquelas de óculos de grau com tratamento fotossensível ou fotocromático, que se decompõe em contato com a luz solar e mudam de cor, escurecendo em ambientes com muita luz e clareando em situações de pouca luz.

Dicas de prevenção de doenças oculares

Ao escolher um modelo de óculos escuros, é importante estar atento ao local onde ele é adquirido, a procedência e a tecnologia do produto. Dessa forma, você poderá saber se ele realmente oferece proteção aos olhos.

Isso porque usar óculos de sol falsificados ou sem proteção UV pode deixar os olhos expostos aos raios solares: os órgãos entendem que estão em um local escuro e a pupila fica dilatada. Dessa forma, a estrutura ocular fica mais exposta aos efeitos nocivos do sol, que atravessa as lentes e afeta o globo de forma ainda mais severa.

O hábito de utilizar óculos de sol é essencial principalmente para quem tem predisposição a doenças ou alterações na retina, pois elas podem ser aceleradas quando não se utiliza proteção adequada.

Então, a prevenção é importante em todas as fases da vida, iniciando-se na infância, pois as crianças ainda não possuem filtros naturais no olho e no cristalino como os adultos.

Por essas razões, as consultas regulares ao oftalmologista são fundamentais para evitar problemas oculares no futuro e tirar dúvidas para aquisição de óculos de sol.

FONTE: https://iomr.com.br/entenda-a-importancia-do-uso-de-oculos-de-sol/