Quais os alimentos mais saudáveis para a visão?

Quais os alimentos mais saudáveis para a visão?

Cuidar da alimentação não representa apenas um corpo em dia, mas também uma visão saudável.

Por isso é importante saber o que se come – além de já selecionar alguns ingredientes para manter a sua visão mais saudável.
Dr. Renato Tolazzi, médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF),  destaca, dentre todos os alimentos que fazem muito bem aos olhos: o espinafre.”O consumo de espinafre contribui para uma melhor saúde ocular, pois o teor de substâncias como luteína e zeaxantina ajuda a prevenir a Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI)” explica Dr. Tolazzi, se referindo a doença causada pelo processo associado ao envelhecimento.
Para quem não gosta de espinafre, vale lembrar que estes dois compostos químicos (luteína e zeaxantina) também estão na couve, no milho e na gema de ovo,dentre outros alimentos. “Este compostos formam o pigmento protetor amarelo-alaranjado que cobre a retina e que protege os olhos, como óculos de sol naturais, bloqueando grande parte da radiação ultravioleta” explica Dr. Tolazzi, que ainda lembra estudos que demonstram que olhos atingidos pela DMRI têm menos pigmento amarelo-laranja do que os considerados saudáveis.”O pigmento deve ser reposto na medida em que envelhecemos. Tanto a luteína quanto a zeaxantina são produzidas apenas pelas plantas e a ingestão poderá não só reduzir o risco de DMRI como atenuar os sintomas em pessoas que já sofrem deste mal” conclui.

Mais alimentos saudáveis para os olhos
Dr. Renato Tolazzi apontou ainda alguns alimentos que fazem bem para a visão, além do espinafre. “Sempre é bom consumir vitaminas e nutrientes antioxidantes que estão em frutas e vegetais vermelhos ou amarelos. Outra fonte valiosa para os olhos está nos óleos de peixes, que ajudam sim na prevenção de alguns problemas. A escolha por alimentos ricos em vitaminas A e E, além do ômega 3, são opções excelentes para a saúde dos olhos” reitera. Dr. Tolazzi explica que quando há uma carência das vitaminas citadas acima há problemas visão ao longo do tempo, como a secura nos olhos, alguns distúrbios de percepção de cores, sensibilidade à luz e cegueira noturna.
Outros alimentos indicados pelo Dr. Renato Tolazzi
1. Laranja, cenoura, tangerina, maçã, mamão papaya e couve são fonte de carotenoides, que previne a deterioração da mácula que é responsável pela visão das cores;
2. Brócolis também é fonte de carotenoides, além de prevenir a deterioração da mácula;
3. Morango, framboesa, amora, mirtilo e cereja são fontes de vitamina C, antioxidante que combate os radicais livres e, também, fonte de flavonoides – ou seja, ajuda a prevenir a degeneração da mácula e também a perda de visão;
4. Alho e cebola são bons alimentos que diminuem a pressão arterial agindo como dilatador dos vasos sanguíneos. Essa dilatação ajuda na prevenção do glaucoma, já que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença;
5. Bacalhau, sardinha, atum e salmão servem como fonte de ômega 3, vitaminas A, B, D e E. Estimula a circulação sanguínea ajudando as estruturas oculares para receber oxigênio;
6. Ovos são ricos em substâncias foto-oxidantes, como luteína e zeaxantina, que estão presentes na gema do ovo Um alimento que ajuda na prevenção da degeneração macular;
7. Azeite Extra Virgem, assim como os peixes, é  bom na prevenção contra a degeneração macular pela presença considerável de ômega
8. Óleo de Linhaça, uma fonte de vitamina E e ácidos graxos ômegas 3, 6 e 9.  É o alimento mais indicado para prevenção  e tratamento de ardências e coceiras nos olhos, além da ajudar contra a sensibilidade à luz.

FONTE: https://opticanet.com.br/secaodesktop/oculosecultura/8614/de-olho-na-comida-quais-os-alimentos-mais-saudaveis-para-a-visao