CONHEÇA 5 HÁBITOS QUE PREJUDICAM A VISÃO

CONHEÇA 5 HÁBITOS QUE PREJUDICAM A VISÃO

visão é um dos sentidos mais importantes na vida de qualquer pessoa. Ao mesmo tempo, os olhos são estruturas complexas e delicadas, que exigem cuidados específicos e, na correria do dia a dia, infelizmente, acabamos negligenciando os cuidados com a nossa visão. E você, está cuidando da sua?

Porém, no meio do caminho, surgem hábitos que prejudicam a sua visão — muitos deles causam prejuízos sem você nem notar. Para evitar problemas e comprometimentos no futuro, é fundamental reconhecê-los para evitá-los.

Por isso, veja, a seguir, 10 atitudes que colocam a saúde ocular em risco e entenda o efeito de cada uma.

O QUE PREJUDICA A VISÃO?

1. UTILIZAR ÓCULOS SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA

Atualmente, o comércio de lentes se expandiu para camelôs e até mesmo farmácias. Como muitos sabem, comprar óculos de grau nesses locais não é nem um pouco seguro. Os óculos ali vendidos não são feitos de acordo com o seu grau prescrito na receita pelo seu médico.

Portanto, sempre procure por estabelecimentos competentes e que realmente entendam do assunto quando for comprar seus óculos.

2. LER EM AMBIENTES ESCUROS

Para que possamos enxergar algo, é necessário que haja alguma fonte de luz como sabemos. Quanto menos luz houver, menos nítida será nossa visão. Para conseguirmos ler, é necessário que as letras estejam nítidas, portanto, ler em ambientes com pouca iluminação só faz forçar nossa vista e deixa o sistema de foco dos olhos cansado.

Como consequência, o leitor em questão sentirá dores de cabeça, oscilação da visão, além de olhos vermelhos e possível lacrimejamento.

3. PASSAR MUITO TEMPO ATRÁS DE UM MONITOR OU TELA DO CELULAR

Hoje, mais do que nunca, passamos muito tempo no computador ou celular. Porém, algumas pausas são necessárias para a saúde de nossos olhos. A pequena distância, além do contraste e brilho emitidos pelo monitor ou tela do celular, causam fadiga ocular, olhos secos e irritados, além de visão turva.

Oftalmologistas sugerem que fiquemos ao menos 50 centímetros afastados e fazermos pequenas pausas a cada hora para piscar. Essas pausas são essenciais para que você possa usar o computador ou o celular sem prejudicar a sua visão.

4. NÃO CORRIGIR O GRAU DOS ÓCULOS QUANDO FOR NECESSÁRIO

Alguns problemas oculares (também conhecidos como problemas de refração) como miopia, hipermetropia e astigmatismo são definidos pelo oftalmologista por graus, e esses graus naturalmente se modificam com o passar do tempo. Porém, é comum que pessoas notem variações nesses graus e demorem para corrigir suas lentes.

Oftalmologistas recomendam que se verifique a cada seis meses ou um ano o grau das lentes.

5. UTILIZAR COLÍRIOS SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA

Colírios que possuem função de apenas limpar os olhos são menos perigosos. Porém, há colírios para uma série de disfunções da visão que possuem diversos compostos em sua fórmula. E podem trazer efeitos colaterais indesejados quando utilizados de maneira errada, como aumento da pressão ocular e diminuição da proteção bacteriana dos olhos, por exemplo.

Sendo assim, só utilize colírios quando houver recomendação médica para isso.

6. NÃO UTILIZAR ÓCULOS ESCUROS

A radiação UV é um dos principais causadores de degeneração ocular – que pode até acabar em graves problemas de visão. Por isso, utilizar lentes escuras que realmente possuem proteção UV é muito importante para proteger seus olhos.

7. NEGLIGENCIAR SINTOMAS QUE INDICAM PROBLEMAS NA VISÃO

Algo muito comum nas pessoas é o ato de negligenciar que está passando por algum tipo de problema, e infelizmente essa prática é comum quando o assunto é problema de visão.

Adiar a consulta ao oftalmologista na presença de dores, sensibilidade à luminosidade, vermelhidão persistente ou qualquer outro tipo de sintoma é um grave erro. Um diagnóstico tardio, muitas vezes, pode exigir intervenções cirúrgicas complexas e até mesmo um período mais longo para recuperação.

8. LER EM AMBIENTES ADVERSOS

A vida está cada vez mais corrida. Quanto mais a gente puder otimizar o tempo, melhor, não é mesmo? Por isso muitas pessoas leem no ônibus, no metrô, independentemente da qualidade da luz ou da movimentação constante do livro, por conta da trepidação do veículo. Pois saiba que isso demanda um esforço muito grande da sua visão.

Primeiramente, ela precisa entender o que está acontecendo: está em movimento ou está parado? Pois o objeto de leitura está focalizado, mas o restante, pode ser observado pela visão periférica, que está em movimento. Isso pode fazer com que você se sinta enjoado por alguns instantes. Por isso, quando precisar ler, procure um local adequado, com boa iluminação e – de preferência – estático!

9. NÃO USAR ÓCULOS DE SOL EM DIAS FRIOS

Óculos de sol no inverno? Sim! Engana-se quem acredita que esse acessório é somente indispensável no verão. Precisamos sempre utilizá-lo!

Apesar das temperaturas caírem nos dias frios, a intensidade solar ainda pode prejudicar a visão. Tenha sempre um par de óculos de sol à mão e proteja-se!

10. ESFREGAR OS OLHOS COM FREQUÊNCIA

Você já parou para pensar em tudo o que a sua mão encostou hoje? E por onde andou todos esses objetos que você segurou? Ao coçar seus olhos sem a higienização correta, você leva todas essas sujeiras e bactérias para o seu olho, que é um órgão muito sensível!

Além disso, ao esfregar os olhos com frequência, você pode trazer inúmeras complicações permanentes à sua visão. Se pressionar com muita intensidade, por exemplo, pode deformar a córnea e, ao longo do tempo, desenvolver a ceratocone, uma doença progressiva na região da córnea. Aumento do grau dos óculos e descolamento da retina também são consequências da constante compressão causada quando esfregamos os olhos.

FONTE: https://falauniversidades.com.br/conheca-5-habitos-que-prejudicam-a-visao/